Métodos analíticos aplicados ao estudo de pessoas com deficiência

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Date
2018-08-20Author
Daga, Silvio Luis
Advisor
Silva, Leandro Augusto da
Referee
Silveira, Ismar Frango
Referee
Schimiguel, Juliano
Metadata
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The Global education indicators show that Brazil needs action to improve its current
undesirable position. In an intrinsic way to the problem of education also encompasses
people who have some kind of special need. To this public is perceived by the data of the
Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) that the proportion of this population
is significant and that is not perceived in public policies of the government some type of
movement to include these students that in the majority of the cases depend on a differentiated
environment or even specific classroom methodologies. Given this context, the objective of
this work is the one that consists of a methodological proposal of analytical methods to
translate the open and public data in educational, social and economic analysis, allowing the
discovery of strategic information for managers who deal with deficient students, as is the
case of the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE). The work has as
contributions a Multidimensional Modeling that allows to present different strategic
responses of the special education in terms of data visualization and also the use Clustering
through the K-Means algorithm that also allows discovery from non-trivial knowledge to raw
data analyzes. The results have been extensively explored using Data Visualization methods
and are important, among other things, for defining public policies for people with special
needs. Os indicadores mundiais referentes à educação mostram que o Brasil precisa de ações para
melhorar a posição indesejável que ocupa na atualidade. De maneira intrínseca ao problema
da educação engloba-se também as pessoas que tem algum tipo de necessidade especial. A
este público percebe-se pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
que a proporção desta população é significativa e que não se percebe em políticas públicas do
governo algum tipo de movimento para englobar estes alunos que na maioria dos casos
dependem de um ambiente diferenciado ou mesmo de metodologias específicas de aula.
Diante a este contexto emerge o objetivo deste trabalho, o qual consiste de uma proposta
metodológica de métodos analíticos para traduzir os dados abertos e públicos em análise a
nível educacional, social e econômico, possibilitando a descoberta de informações
estratégicas para gestores que lidam com alunos deficientes, como é o caso da Associação de
Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O trabalho tem como contribuições uma
Modelagem Multidimensional que permite apresentar diferentes respostas estratégicas da
educação especial em termos de visualização de dados e, também o uso da tarefa de
Agrupamento de Dados (Clusterização) por meio do algoritmo de K-Médias que também
possibilita descoberta de conhecimentos não triviais às análises dos dados brutos. Os
resultados foram amplamente explorados com métodos de Visualização de Dados e são
importantes, entre outras coisas, à definição de políticas públicas para pessoas com
necessidades especiais.
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Citation
DAGA, Silvio Luis. Métodos analíticos aplicados ao estudo de pessoas com deficiência. 2018. 65 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.