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    Uso de rede de Kohonen para a clusterização de objetos de aprendizagem

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    Patric Ferreira da Silva3.pdf (2.449Mb)
    Patric Ferreira da Silva1.pdf (1.411Mb)
    Patric Ferreira da Silva2.pdf (1.536Mb)
    Date
    2007-08-08
    Author
    Silva, Patric Ferreira da
    Advisor
    Mustaro, Pollyana Notargiacomo
    Referee
    Monteiro, Luiz Henrique Alves
    Referee
    Barbeta, Vagner Bernal
    Metadata
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    Abstract
    A crescente disponibilização, na Internet, de recursos educacionais digitais, denominados de objetos de aprendizagem, tem sido acompanhada da definição de padrões de indexação. Contudo, a falta de consenso sobre a caracterização de objetos de aprendizagem, bem como a diversidade de abordagens de metadados para sua classificação dificulta o processo de seleção destes elementos. Este cenário requer novas investigações que possibilitem o estabelecimento de parâmetros para a criação de um modelo específico de Rede Neural Artificial para a clusterização de objetos de aprendizagem. A implementação deste modelo vinculou-se a uma opção teórico-metodológica pautada em critérios de padrões de metadados, o que possibilitou a formação de um espaço amostral para a construção de um Mapa Auto-Organizável (Rede de Kohonen) por meio de algoritmos e modelos matemáticos. Conseqüentemente, o desenvolvimento desta proposta de clusterização de objetos de aprendizagem pode subsidiar o trabalho educacional presencial e on-line e colaborar para a reusabilidade dos objetos de aprendizagem. Foi também objeto desta pesquisa a investigação de como a máscara de pesos, um dos parâmetros da Rede de Kohonen, afeta resultado final. Para isso foi feita uma comparação do resultado do treinamento com e sem a máscara, o que mostrou a relevância deste método para a obtenção dos resultados da presente pesquisa.
     
    The increasing availability of digital education resources in the Internet, called learning objects, has been followed by the definition of indexation standards. However, the lack of consensus about the definition of learning objects, as well the diversity of metadata approaches for its classification hinders the selection process of these elements. This scenery requires new investigations that make possible the establishment of parameters for the creation of a specific model of artificial neural network for the learning objects clustering. The implementation of this model is linked to a theoretical-methodological option, based on standard metadata criteria, which makes possible the formation of input samples for the construction of a Self-Organizing Maps (Kohonen model) through algorithms and mathematical models. Consequently, the development of this learning objects clustering proposal can subsidize the educational work in presential and on-line environments and to collaborate for the learning objects reusability. It was also object of this research the investigation of as a weight mask, one of the Kohonen model s parameters, affects the final result. For that it was made a comparison of the training result with and without the mask, showing the relevance of this method for obtaining the results of the present research.
     
    CNPq Area
    CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
    Citation
    SILVA, Patric Ferreira da. Uso de rede de Kohonen para a clusterização de objetos de aprendizagem. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24427
    Collections
    • Engenharia Elétrica e Computação - Dissertações - EE Higienópolis [259]

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