Objetos de aprendizagem interativos : ferramenta de apoio a disciplinas teóricas

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-12-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carvalho, Daniel de Souza
Orientador
Stump, Sandra Maria Dotto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Os recursos computacionais disponíveis aos alunos poderiam ser mais bem utilizados, e sistemas instrucionais de apoio às disciplinas teóricas podem ser desenvolvidos para proporcionar a interatividade (learn-by-doing) e, assim, aproveitar a fluência e interesse da Geração Digital pelas mídias digitais a favor da educação. Com base teórica para os fatores humanos e processos cognitivos, foram estudados as Múltiplas Inteligências, os Estilos de Aprendizagem (EA), bem como as características da Geração Digital. As tecnologias de Sistemas Tutores Inteligentes, Jogos Sérios, Simuladores e Objetos de Aprendizagem, também foram analisadas como opções para educação assistida por computador, com a final delineação de um modelo otimizado para atender a demanda de sistemas educacionais de forma factível e criar materiais didáticos virtuais. De forma a demonstrar o modelo, desenvolveu-se um sistema para verificar sua aplicabilidade. A criação de Objetos de Aprendizagem Interativos, enfim, se apresenta como um recurso de assistência ao método de ensino tradicional.
Descrição
Palavras-chave
jogo eletrônico , objetos de aprendizagem , sistemas de tutoria inteligente , sistema educacional , educational software , electronic game , intelligent tutorial systems , learning objects
Assuntos Scopus
Citação