Ambiente de apoio à avaliação continuada baseado em aprendizagem significativa
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-08-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Locatelli, Mariana Brólio
Orientador
Omar, Nizam
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silveira, Ismar Frango
Pimentel, Edson Pinheiro
Pimentel, Edson Pinheiro
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
A democratização da informação transforma uma sala de aula em um ambiente onde é impossível ao professor estabelecer o domínio de conhecimentos de cada aprendiz e com isso individualize o ensino. A heterogeneidade do nível do conhecimento dos alunos está presente e não é mais uma condição das turmas iniciais dos cursos de informática, mas uma condição geral. A base da formação das habilidades de um indivíduo é feita através de conceitos adquiridos e competências assimiladas, portanto um aluno pode saber muito, pouco ou nada sobre um determinado conceito em cada etapa do processo de ensino aprendizagem. Este trabalho apresenta um ambiente modelado sobre as relações entre os conceitos a serem aprendidos, dispostos na forma de ontologias, com o objetivo de determinar o conjunto do conhecimento já adquirido por um aluno em um determinado
período de tempo, o nível de aquisição de conhecimento (NAC) do aprendiz, sob o método de avaliação contínua da aprendizagem. O ambiente foi construído sobre a ontologia do
Curso de Ciência da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desenvolvida neste trabalho.
Descrição
Palavras-chave
avaliação continuada , aprendizagem significativa , ontologia , mapa conceitual , agrupamento , cência da computação , continued evaluation , significant learning , ontology , conceptual maps , grouping , computer science
Assuntos Scopus
Citação
LOCATELLI, Mariana Brólio. Ambiente de apoio à avaliação continuada baseado em aprendizagem significativa. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.