Show simple item record

dc.contributor.advisorMustaro, Pollyana Notargiacomo
dc.contributor.authorLopes, Rodrigo Arthur de Souza Pereira
dc.date.accessioned2016-03-15T19:37:38Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:08:31Z
dc.date.available2011-10-29
dc.date.available2020-05-28T18:08:31Z
dc.date.issued2011-08-10
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24326
dc.description.abstractCom o crescimento da quantidade de websites e, consequentemente, o aumento de conteúdo disponível na Internet, desenvolver sistemas de busca que possibilitem o acesso à informação confiável tornou-se uma atividade complexa. Desta forma, este trabalho apresenta uma revisão do funcionamento dos mecanismos de busca e das formas pelas quais a informação é mapeada, o que inclui o estudo de ontologias e bases de conhecimento, bem como de formas de representação de informação na Internet. Estes modelos integram a Web Semântica, que constitui uma proposta de organização de informação. Com base nestes elementos foi desenvolvido um sistema de busca de conteúdo em um domínio específico: jogos eletrônicos. Este pauta-se na classificação de websites especializados, de onde pode-se extrair informações das resenhas disponíveis sobre os títulos escolhidos. Para tanto, a proposta divide-se em quatro fases. A primeira relaciona-se à coleta de dados dos websites mencionados por meio da implementação de um webcrawler que realiza a extração de informações de uma lista de jogos pré-determinada. Em seguida é feito o tratamento e a análise dos dados por meio de duas abordagens, que utilizam-se de computação natural e conceitos de lei de potência. Além disso, foi feita a construção de uma ontologia para estes jogos e publicação destes dados em uma base de conhecimento acessível ao software. Por último, foi implementado um mecanismo de busca que faz uso da base de conhecimento e apresenta como resultado, ao usuário, sugestões pertinentes à sua busca, como títulos ou características relacionadas. Este trabalho ainda apresenta um modelo que pode ser utilizado em outros domínios, tais como filmes, destinos de viagens, eletrodomésticos, softwares, dentre outros.
dc.description.abstractWith the constant growth in the quantity of websites, and consequently the increase in content availability throughout the Internet, the development of search mechanisms that enable access to reliable information has become a complex activity. In this sense, this work presents a revision on the behavior of search mechanisms, as well as the manner through which they map information, including the study of ontologies and knowledge bases, as well as forms of knowledge representation on the Internet. These models integrate the Semantic Web, which constitutes a proposal for the organization of information. Based on these elements, a search mechanism was developed for a specific domain: videogames. This mechanism is based on the classification of electronic games by specialized review websites, where one may extract information about select titles. As such, this work is divided in four stages. Firstly, data is extracted from the aforementioned websites for previously selected titles through the use of a webcrawler. Secondly, an analysis is performed on the obtained data on two fronts, utilizing natural computing as well as power-law concepts. Next, an ontology for videogames is constructed, with its subsequent publication in a knowledge base accessible to the software. Lastly, the implementation of the actual mechanism, which will make use of the knowledge base and bring the user suggestions pertaining to his search, such as titles or related characteristics intrinsic to games that may be evaluated relating to the search. This work also hopes to present itself as a useful model that may be utilized in different domains, such as movies, travel destinations, electronic appliances and software, among others.
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Embargado
dc.subjectjogos eletrônicos
dc.subjectmecanismos de busca
dc.subjectontologia
dc.subjectWeb semântica
dc.subjectcomputação natural
dc.subjectelectronic games
dc.subjectsearch engines
dc.subjectontology
dc.subjectsemantic Web
dc.subjectnatural computing
dc.titleProposta de sistema de busca de jogos eletrônicos pautada em ontologia e semântica
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499698254338758
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3825/Rodrigo%20Arthur%20de%20Souza%20Pereira%20Lopes.pdf.jpg
local.contributor.board1Monteiro, Luiz Henrique Alves
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820487447148268
local.contributor.board2Barbeta, Vagner Bernal
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1655344003395482
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEngenharia Elétrica
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEngenharia Elétrica


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record