Avaliação do sistema de comunicação de cursos EAD e de sua contribuição no desempenho educacional
Tipo
Tese
Data de publicação
2018-12-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ichihara, Ana Travassos
Orientador
Omar, Nizam
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silva, Leandro Augusto da
Silveira, Ismar Frango
Araújo Júnior, Carlos Fernando de
Pimentel, Edson Pinheiro
Silveira, Ismar Frango
Araújo Júnior, Carlos Fernando de
Pimentel, Edson Pinheiro
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
No Brasil, por suas características de extensão geográfica e diferenças sociais e econômicas, a expansão da educação a distância envolve vários aspectos de inclusão social, democratização e formação personalizada. Isso traz vários desafios, entre eles o da gestão, o de poder avaliar, compreender e medir os fatores críticos de um curso a distância – como seu sistema de comunicação, essencial nessa modalidade de ensino – de forma a apoiar as ações dos tomadores de decisão e contribuir para a melhoria da qualidade da gestão educacional. Este trabalho apresenta uma avaliação dos sistemas de comunicação de cursos ministrados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na modalidade semipresencial e a distância, usando um modelo de suporte à avaliação baseado no documento “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância” do Ministério da Educação (MEC) e técnicas de Business Intelligence (BI). Esse modelo buscou, nesses Referenciais de Qualidade, os Fatores Críticos de Sucesso do Sistema de Comunicação (FCSSC), métricas mensuráveis e realizáveis e engloba técnicas de BI que estruturam essas métricas em modelos dimensionais que são carregados por processos de extração e transformação dos dados provenientes das bases operacionais AVAs e que, analisados por ferramentas analíticas, flexibilizam resultados e visualizações. São apresentados dois estudos de caso. O primeiro exemplifica o modelo proposto e habilita análises quantitativas que caracterizam FCSSC de cursos semipresenciais de uma universidade pública brasileira; já o segundo usa o modelo proposto para analisar fatores de “Interatividade e Interação” que influenciam o desempenho do aluno iniciante de curso a distância de universidade privada brasileira, sobre os quais são aplicadas análises estatísticas, Mapa de Kohonen, árvores de decisão e técnicas de agrupamento para descrever os dados, descobrir as relações, estabelecer as variáveis mais relevantes e descobrir padrões que possam apoiar a conclusão.
Descrição
Palavras-chave
avaliação , business intelligence , educação superior a distância , referenciais de qualidade , sistema de comunicação
Assuntos Scopus
Citação
ICHIHARA, Ana Travassos. Avaliação do sistema de comunicação de cursos EAD e de sua contribuição no desempenho educacional. 2018. 145 f. Tese( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.