Reconhecimento facial através de limiares individuais por padrão de textura e sub-região facial

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2016-10-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
D'Amore, Luiz Angelo
Orientador
Marengoni, Mauricio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Valéria Farinazzo
Omar, Nizam
Marana, Aparecido Nilceu
Gonzaga, Adilson
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Neste trabalho são apresentados o desenvolvimento e os resultados de um novo método de reconhecimento facial baseado na utilização de limiares individuais por padrão de textura e sub-região facial, com aplicabilidade em sistemas biométricos de controle de acesso em ambientes controlados. Dentre os sistemas biométricos, o de reconhecimento facial apresenta destaque em relação às demais biometrias pelo fato de não ser intrusiva, sendo a captura da imagem facial realizada com certa distância entre a câmera e o indivíduo. O objetivo do método proposto é reduzir o custo computacional em relação a outros métodos existentes, sem prejuízo para a taxa de reconhecimento facial. O método proposto utiliza um descritor composto por quatro sub descritores, todos formados por padrões de texturas. Cada um dos sub descritores tem seu tamanho definido pela quantidade de sub-regiões que a região facial é dividida. No processo comparativo entre descritores, o método utiliza limiares individuais por padrão de textura e sub-região facial. Neste trabalho foram realizados três experimentos, cada um subdividido em testes específicos. O primeiro experimento foi realizado com o objetivo de avaliar variações relacionadas ao uso de padrões binários locais uniformes (LBPu2), os resultados obtidos foram utilizados como base comparativa para os demais experimentos deste trabalho. O segundo experimento teve como objetivo avaliar o método proposto quanto a redução do tamanho do descritor facial LBPu2 padrão de 59 texturas. O terceiro experimento foi realizado para avaliar o método proposto, com base na utilização de limiares individuais por padrão de textura e sub-região facial, método que objetiva melhorar o processo classificatório do reconhecimento facial. Para a realização dos experimentos, foram utilizadas as imagens faciais frontais dos conjuntos "The Facial Recognition Technology Database" (FERET) e "FEI Face Database" (FEI), com variações de luminosidade, expressões e sem restrições quanto ao uso de barba, bigode ou óculos. Após a realização dos experimentos, foi possível observar que o método proposto reduz consideravelmente o custo computacional para os sistemas de reconhecimento facial, além de melhorar sua taxa de reconhecimento, superando os resultados acadêmicos já publicados.
Descrição
Palavras-chave
reconhecimento facial , sistemas biométricos , padrões binários locais , visão computacional , reconhecimento de padrões
Assuntos Scopus
Citação
D'AMORE, Luiz Angelo. Reconhecimento facial através de limiares individuais por padrão de textura e sub-região facial. 2016. 89 f. Tese ( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .