A configuração do valor como processo de implementação de oportunidades de negócio : um estudo exploratório do desenvolvimento de atividades da cadeia de valor em empresas de serviços de alimentação
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-03-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Mariana Nicodemo de
Orientador
Meirelles, Dimaria Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Thomaz, José Carlos
May, Marcia Ramos
May, Marcia Ramos
Programa
Administração de Empresas
Resumo
No contexto de modelos de negócio, nota-se que as visões de configuração do valor se
apresentam em uma perspectiva estática e categórica ou linear, a qual não se adequa para
pensar a dinâmica do processo, principalmente quando se trata de empresas nascentes ou
em estágio inicial. Ou seja, estas visões de configuração do valor pressupõem empresas
já constituídas. Sendo assim, a fim de cobrir esta lacuna teórica, a questão que se coloca
nesta dissertação é: Como as empresas, em fase inicial de constituição, configuram o
valor? As perspectivas sistêmica, processual e dinâmica ainda não são bem evidenciadas
na literatura. Compreende-se que o entendimento de configuração do valor requer uma
perspectiva de estratégia dinâmica e emergente, baseada num processo de tentativa e erro.
Neste sentido, esta pesquisa adota a Teoria da Atividade como a perspectiva estratégica
apropriada para pensar o processo de configuração do valor . Essa abordagem permite
captar o papel dos atores na execução das atividades bem como as contradições do
processo decisório em termos de atividades. Como a estrutura e os limites organizacionais
de empresas nascentes não estão bem definidos nos estágios iniciais de um negócio, o
recorte de configuração do valor adotado foi o das atividades da cadeia de valor. Nesse
sentido, foi realizada uma revisão sistemática da literatura e percebeu-se a existência de
três contextos principais: recursos e tecnologia; cliente; parceiros (stakeholders). Estes
três aspectos das atividades foram tratados numa perspectiva processual, em que os atores
envolvidos no processo de configuração do valor implementam a oportunidade a partir
de um processo de ação, contradição e resultado. Do ponto de vista metodológico, optouse
pela análise de narrativas que permite identificar as várias conexões (explícitas ou não)
que as pessoas fazem na execução de determinadas rotinas. A partir da identificação dos
eventos, dos atores focais e do entendimento das oposições (dilemas) e silogismos
(desfecho dos dilemas) implícitos e explícitos na fala e nas ações dos entrevistados, foi
possível identificar as principais atividades de configuração do valor, as quais foram
analisadas de acordo com o framework da Teoria da Atividade. Como resultado, nota-se
que as empresas nascentes e/ou em estágio inicial configuram valor a partir de um sistema
de atividades que inclui: decisões sobre portfólio (pequisa, desenvolvimento de produtos
e testes para melhorias), atendimento ao cliente e gestão de pedidos, produção,
divulgação, compras e gerenciamento de estoque, distribuição e entrega, análise da
concorrência, gestão financeira e contábil e planejamento futuro), além de atividades
antecedentes de criação do valor (decisão sobre a proposta de valor e clientes focais) que
condicionam a configuração do valor. Estas atividades identificadas englobam recursos e
tecnologias, clientes e parceiros e se desenvolvem numa constante de dilemas e
contradições (oposições) inerentes ao processo decisório (ações, silogismos) e de
consequentes rupturas na execução das atividades.
Descrição
Palavras-chave
modelos de negócio , configuração do valor , implementação de oportunidade , teoria da atividade , empresas nascentes e em estágio inicial , serviços de alimentação
Assuntos Scopus
Citação
SOUZA, Mariana Nicodemo de. A configuração do valor como processo de implementação de oportunidades de negócio : um estudo exploratório do desenvolvimento de atividades da cadeia de valor em empresas de serviços de alimentação. 2019. 269 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.