A configuração do valor como processo de implementação de oportunidades de negócio : um estudo exploratório do desenvolvimento de atividades da cadeia de valor em empresas de serviços de alimentação

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Tipo
Dissertação
Data
2019-03-25
Autores
Souza, Mariana Nicodemo de
Orientador
Meirelles, Dimaria Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Thomaz, José Carlos
May, Marcia Ramos
Programa
Administração de Empresas
Resumo
No contexto de modelos de negócio, nota-se que as visões de configuração do valor se apresentam em uma perspectiva estática e categórica ou linear, a qual não se adequa para pensar a dinâmica do processo, principalmente quando se trata de empresas nascentes ou em estágio inicial. Ou seja, estas visões de configuração do valor pressupõem empresas já constituídas. Sendo assim, a fim de cobrir esta lacuna teórica, a questão que se coloca nesta dissertação é: Como as empresas, em fase inicial de constituição, configuram o valor? As perspectivas sistêmica, processual e dinâmica ainda não são bem evidenciadas na literatura. Compreende-se que o entendimento de configuração do valor requer uma perspectiva de estratégia dinâmica e emergente, baseada num processo de tentativa e erro. Neste sentido, esta pesquisa adota a Teoria da Atividade como a perspectiva estratégica apropriada para pensar o processo de configuração do valor . Essa abordagem permite captar o papel dos atores na execução das atividades bem como as contradições do processo decisório em termos de atividades. Como a estrutura e os limites organizacionais de empresas nascentes não estão bem definidos nos estágios iniciais de um negócio, o recorte de configuração do valor adotado foi o das atividades da cadeia de valor. Nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática da literatura e percebeu-se a existência de três contextos principais: recursos e tecnologia; cliente; parceiros (stakeholders). Estes três aspectos das atividades foram tratados numa perspectiva processual, em que os atores envolvidos no processo de configuração do valor implementam a oportunidade a partir de um processo de ação, contradição e resultado. Do ponto de vista metodológico, optouse pela análise de narrativas que permite identificar as várias conexões (explícitas ou não) que as pessoas fazem na execução de determinadas rotinas. A partir da identificação dos eventos, dos atores focais e do entendimento das oposições (dilemas) e silogismos (desfecho dos dilemas) implícitos e explícitos na fala e nas ações dos entrevistados, foi possível identificar as principais atividades de configuração do valor, as quais foram analisadas de acordo com o framework da Teoria da Atividade. Como resultado, nota-se que as empresas nascentes e/ou em estágio inicial configuram valor a partir de um sistema de atividades que inclui: decisões sobre portfólio (pequisa, desenvolvimento de produtos e testes para melhorias), atendimento ao cliente e gestão de pedidos, produção, divulgação, compras e gerenciamento de estoque, distribuição e entrega, análise da concorrência, gestão financeira e contábil e planejamento futuro), além de atividades antecedentes de criação do valor (decisão sobre a proposta de valor e clientes focais) que condicionam a configuração do valor. Estas atividades identificadas englobam recursos e tecnologias, clientes e parceiros e se desenvolvem numa constante de dilemas e contradições (oposições) inerentes ao processo decisório (ações, silogismos) e de consequentes rupturas na execução das atividades.
Descrição
Palavras-chave
modelos de negócio , configuração do valor , implementação de oportunidade , teoria da atividade , empresas nascentes e em estágio inicial , serviços de alimentação
Citação
SOUZA, Mariana Nicodemo de. A configuração do valor como processo de implementação de oportunidades de negócio : um estudo exploratório do desenvolvimento de atividades da cadeia de valor em empresas de serviços de alimentação. 2019. 269 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.