Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-08-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Costa, Gustavo Lopes
Orientador
Meirelles, Dimaria Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ghobril, Alexandre Nabil
May, Marcia Ramos
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado.
Descrição
Palavras-chave
modelo de negócios , negócios sociais , criação , configuração e compartilhamento de valor social
Assuntos Scopus
Citação
COSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.