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dc.creatorCardoso, André Luís Janzkovskipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:49Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:22Z
dc.date.available2010-07-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:22Z
dc.date.issued2010-02-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23580
dc.description.abstractThe work force in organizations is undergoing a transformation process, either through the evolution of knowledge, or through increased diversity and greater representation of classes now identified as a minority; it can also be taken place due to new social relations and legal requirements, or the increased use of virtual teams and in the development of multicultural teams. Similarly, there is a change in the demographic profile of customers, because these are more diverse, demanding, aware and knowledgeable of their role in the society. Common sense easily associates the diversity of the workforce to advantages for the organization, but scientific studies have revealed some ambiguously results that could prove this relationship. The aim of this study was to extend the view for a value chain consisting of customers and suppliers in order to understand their perceptions about the theme of diversity and how ideas and actions related to the subject are shared. The research method used was qualitative and a case study was performed with non-participant observation, document analysis and grasp interviews with different stakeholders of the organization. The data was managed in light of the content analysis, based on thematic categorization. The neoinstitutionalism theory has been used as reference to explain the way organizations interact among themselves and how they try to reach harmonization of initiatives with mainly isomorphism. The results show that the internal members and representatives of the supply chain share the perception of the importance and benefits related to diversity initiatives practiced in the company studied. First, the data revealed that these initiatives are institutionalized within, not through formal policies and practices adopted by the organization, but a culture of valuing diversity, developed in a learning process on how to address the environmental and strategic contingencies, especially after an organizational change. On the other hand, there was a process of sharing and building of learning about the importance of diversity among firms that was part of the supply chain organization, which use a mimetic approach to mirror diversity perspective into their human resource management practices. As a final contribution, this study presents a reflection for the use of diversity in organizations.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiversidadepor
dc.subjectvantagempor
dc.subjectinstitucionalizaçãopor
dc.subjectisomorfismopor
dc.subjectfornecedorespor
dc.subjectdiversityeng
dc.subjectadvantageeng
dc.subjectinstitutionalizationeng
dc.subjectisomorphismeng
dc.subjectvalue chaineng
dc.subjectsupplierseng
dc.titleDiversidade como fonte de diferenciação e vantagem para a organização: perspectivas dos stakeholders em sua cadeia de valorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoA força de trabalho nas organizações está passando por um processo de transformação, seja pela evolução do conhecimento, seja pelo aumento da diversidade e na maior representação de classes ora identificadas como minoritárias, seja também pelas novas relações sociais e exigências legais, pelo maior uso de times virtuais e no desenvolvimento de equipes multiculturais. Da mesma forma, há uma mudança no perfil demográfico dos clientes, pois estes estão mais diversos, exigentes, conscientes e conhecedores de seu papel na sociedade. O senso comum associa favoravelmente a diversidade da força de trabalho a vantagens para organização, mas há carência de estudos científicos que comprovem essa relação. O objetivo deste estudo foi estender o olhar para uma cadeia de valor constituída de clientes e fornecedores de maneira a compreender suas percepções acerca do tema diversidade e como são compartilhadas ideias e ações relacionadas ao assunto. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo e realizou-se um estudo de caso com observação não participante, análise documental e entrevistas em profundidade com diferentes stakeholders da organização. Os dados foram trabalhados à luz da análise de conteúdo, baseando-se em categorização temática. A teoria neoinstitucional foi utilizada como referência para explicar como as organizações interagem entre si e como buscam a harmonização de iniciativas por meio, principalmente, do isomorfismo. Os resultados mostram que os membros internos e de representantes da rede de fornecedores compartilham a percepção da importância e das vantagens relacionadas às iniciativas de diversidade praticadas na organização pesquisada. Por um lado, os dados revelaram que essas iniciativas são institucionalizadas internamente, não por meio de práticas e políticas formais adotadas pela organização, mas por uma cultura de valorização da diversidade, desenvolvida num processo de aprendizado de como enfrentar as contingências ambientais e estratégicas, principalmente após uma mudança organizacional. De outro lado, observou-se haver um processo de compartilhamento e construção de aprendizado sobre a importância da diversidade entre as empresas que constituem a rede de fornecedores da organização, as quais por mimetismo passam a espelhar em suas práticas de gestão de pessoas a perspectiva da diversidade. Como contribuição final deste trabalho, é apresentada uma reflexão sobre ações para o uso da diversidade nas organizações.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915316192050513por
dc.contributor.advisor1Hanashiro, Darcy Mitiko Moript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193396073610884por
dc.contributor.referee1Bataglia, Walterpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501003319291177por
dc.contributor.referee2Fleck, Denise Limapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6461117679513317por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3040/Andre%20Luis%20Janzkovski%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/755/1/Andre%20Luis%20Janzkovski%20Cardoso.pdf


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