Inovação tecnológica como fonte de vantagem competitiva na indústria de defensivos agrícolas

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2009-03-25
Autores
Cravo, Silvia Regina do Carmo
Orientador
Zilber, Moisés Ari
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Fischmann, Adalberto Americo
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O presente trabalho, realizado na linha de estratégia empresarial, aborda os temas da inovação tecnológica e a vantagem competitiva. O estudo tem por finalidade verificar as relações entre a inovação tecnológica e a vantagem competitiva das empresas do setor de defensivos agrícolas. Para que fosse respondido, foi realizado um estudo descritivo por meio de uma pesquisa quantitativa, utilizando-se de uma amostra não-probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas fechadas. Por meio da análise fatorial, analisaram-se os fatores de inovação tecnológica e da vantagem competitiva. Com o modelo de regressão Gama, verificou-se a existência das relações entre essas duas variáveis, fato comprovado pela análise de correlação canônica, que respondeu à hipótese formulada, de que a inovação tecnológica tem relação com a vantagem competitiva das empresas. Também atingiram-se os objetivos específicos propostos, identificando fatores relacionados à inovação tecnológica que exercem influência nas empresas, que resultaram em Vanguarda Tecnológica , Postura Inovadora e Seguidores de Mercado ; e também os fatores relacionados à vantagem competitiva que são relevantes para o setor, que resultaram em Desenvolvimento de Produtos , Incentivos à Participação e Novas Idéias , Forças de Mercado e Base de Conhecimento Interno . A partir dessas constatações infere-se a importância do estudo da relação entre a inovação tecnológica e a vantagem competitiva nas organizações.
Descrição
Palavras-chave
inovação tecnológica , inovação tecnológica de produto , inovação tecnológica de processo , vantagem competitiva , teoria dos recursos (RBV) , análise estrutural da indústria , technological innovation , technological product innovation , technological product process , competitive advantage , theory of resources , structural analysis of industry
Citação
CRAVO, Silvia Regina do Carmo. Inovação tecnológica como fonte de vantagem competitiva na indústria de defensivos agrícolas. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.