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dc.creatorSlivnik, Maximiliano Liubomirpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:42Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:17Z
dc.date.available2009-02-28pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:17Z
dc.date.issued2009-02-06pt_BR
dc.identifier.citationSLIVNIK, Maximiliano Liubomir. Mudança no âmbito organizacional: o poder preditivo dos valores organizacionais. 2009. 252 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23550
dc.description.abstractIn the current competitive world, organizational change plays a relevant role in the sustainable survival of organizations. The Social Sciences literature analyses the various factors that influence organizational change, which involves people, structures, strategies, processes and timing. Among these factors, organizational values are principles and beliefs, hierarchically organized according to desirable organizational behaviors and goals. This work pretends identify the predictive power of organizational values for understanding change within organizations. A descriptive, transversal, quantitative research was done with 183 employees of one organization in the Brazilian food industry, represented in many states of the country. The organization had been through a top-down and planned organizational change. Interviewees were asked to fill a questionnaire divided in four parts organizational values; attitudes facing change; perception of individual change; and perception of organizational change. The data was treated with descriptive and inferential analysis. The results show that the value Autonomy is a relevant predictor for all the factors of organizational change. The same result was obtained for the attitude Acceptance and Fear of change. The data also show that, when organizational values and attitudes are taken as a single statistic variable, the perceived factors of organizational change Pursuit of Results, Technical Competence and Welfare are explained by the organizational value Autonomy; the factors Horizontality, Participation and External Image are explained by the attitude Acceptance.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmudança organizacionalpor
dc.subjectvalores organizacionaispor
dc.subjectatitudespor
dc.subjectmudança individualpor
dc.subjectorganizational changeeng
dc.subjectorganizational valueseng
dc.subjectattitudeseng
dc.subjectindividual changeeng
dc.titleMudança no âmbito organizacional: o poder preditivo dos valores organizacionaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoAs mudanças organizacionais desempenham papel relevante para a sobrevivência sustentável das organizações no mundo competitivo atual. Na literatura encontram-se vários fatores que influenciam a mudança organizacional, que é um fenômeno que envolve pessoas, estrutura, estratégias e processos, além da questão temporal. Entre esses fatores, encontram-se os valores organizacionais que são princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a comportamentos ou metas organizacionais desejáveis, que orientam a vida da organização. Este trabalho pretendeu identificar o poder preditivo dos valores organizacionais para a mudança no âmbito organizacional. Realizou-se uma pesquisa descritiva, transversal, com método quantitativo junto a 183 membros de uma organização da área de alimentos com filiais em vários estados do país, que passou por uma mudança organizacional planejada topdown. Os dados foram coletados mediante questionários autopreenchíveis, compostos por quatro escalas, sendo uma para valores organizacionais, uma para atitudes frente à mudança, uma para mudança individual percebida e uma para mudança organizacional percebida. Os dados foram tratados com análise descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que o valor organizacional, Autonomia se mostrou um preditor relevante para todos os fatores de mudança organizacional e ele se deu para atitude de Aceitação e Temor à mudança. Os dados revelaram, ainda que, quando os valores organizacionais e as atitudes compõem uma única variável estatística, os fatores de mudança organizacional percebida Busca por resultados, Competência técnica e Bem-estar são explicados pelo valor organizacional Autonomia, e os fatores Horizontalidade, Participação e Imagem externa são explicados pela atitude de Aceitação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677345112824298por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Maria Luisa Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901por
dc.contributor.referee1Domenico, Silvia Marcia Russi dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8337097124162117por
dc.contributor.referee2Paz, Maria das Graças Torres dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8085242299782374por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3011/Maximiliano%20Liubomir%20Slivnik.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/723/1/Maximiliano%20Liubomir%20Slivnik.pdf


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