O aglomerado calçadista de Jaú sob a perspectiva dos custos de transação
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-01-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carvalho, Lilian Soares Pereira
Orientador
Brito, Eliane Pereira Zamith
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pereira, Susana Carla Farias
Martin, Diógenes Manoel Leiva
Martin, Diógenes Manoel Leiva
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Zylbersztajn (2005) argumenta que a Economia dos Custos de Transação ainda carece de formalização e de testes empíricos. É nesta lacuna que este trabalho busca posicionar-se. Ele é um estudo empírico sobre os custos de transação, em particular sua influência sobre a sustentabilidade do aglomerado calçadista de Jaú. Buscou-se investigar uma variedade contratual de relações entre empresas: o aglomerado. Muitos autores, como Cassiolato e Lastres (2003), tratam o aglomerado como uma concentração de empresas da mesma cadeia produtiva na mesma localidade. Para Becattini (1999), o aglomerado não é só uma concentração de empresas na mesma localidade, mas configura-se em uma rede de empresas ligadas umas às outras. Dessa forma, pode-se incluir o estudo de aglomerados sob o escopo da Economia dos Custos de Transação: tratando o aglomerado como uma rede de empresas, pode-se investigar o grau de coordenação das empresas participantes e como as dimensões das transações são estabelecidas entre estes agentes. Segundo Becattini (1999) os laços estabelecidos entre as empresas, de competição e de cooperação, diminuem os custos de transação e as tornam mais competitivas. Para tanto, o trabalho aqui proposto busca responder a seguinte questão: como as dimensões das transações influenciam os custos de transação em um aglomerado e estes podem explicar sua sustentabilidade? O objeto pesquisado foi o aglomerado calçadista de Jaú, mediante o método de estudo de caso qualitativo exploratório.
Foram realizadas entrevistas com os agentes do aglomerado, a observação direta durante as visitas a campo e a consultas aos dados secundários, advindos da análise documental e de
fontes como jornais, estudos setoriais efetuados pelo BNDES e também estudos acadêmicos anteriores. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo buscando identificar em categorias de análise cada um dos discursos dos entrevistados em relação às categorias propostas. Pela análise dos dados coletados, pôde-se perceber a intensa freqüência das transações entre as empresas, a baixa incerteza devido à extensiva troca de informações entre os agentes e configuram-se, na percepção dos entrevistados, a especificidade de ativos humanos e a especificidade locacional como fatores preponderantes da sustentabilidade do aglomerado calçadista de Jaú.
Descrição
Palavras-chave
custos de transação , aglomerados , calçados , transaction costs , clusters , shoe industry
Assuntos Scopus
Citação
CARVALHO, Lilian Soares Pereira. O aglomerado calçadista de Jaú sob a perspectiva dos custos de transação. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.