Show simple item record

A influência da percepção de segurança da Internet sobre a intenção de compra de usuários habituais

dc.creatorMelo, Rogério Alves dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:29Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:08Z
dc.date.available2007-08-02pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:08Z
dc.date.issued2006-03-14pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Rogério Alves de. A influência da percepção de segurança da Internet sobre a intenção de compra de usuários habituais. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23496
dc.description.abstractThis paper deals with the influence of the perception of Internet security when habitual users have the intention of buying something through the Internet. Therefore, a descriptive research was conducted, of which data was collected through a semi-structured questionnaire and a sample composed of 154 university students who are attending the Science of Computation course. The data was considered by the statistic: a) descriptive, using simple average and the answers frequency; b) Inference, through the techniques of the multiple linear regression, logistics and the tests t and x2 (qui-squared). The results gave evidences that: a) women and users who are not employed feel more insecure in the Internet; b) users with a higher income and who have used the Internet for a longer period (in years) feel more secure; c) the higher is the perception of security, the bigger is the intention of buying something through the Internet; d) users who have already bought something through the Internet feel more secure than those who never did; and e) among those users with the same degree of perception of security, the users who have already bought something through the Internet have a lesser degree of intention to buy something again. Thence, the main conclusions were: a) the intention of buying something through the Internet increases according to the increasing of the perception of security and; b) those users who have already bought something through the Internet are more influenced by their perception of security than those who never did. Before these evidences, the companies may direct investments in publicity in order that potential costumers realise their sale systems security and, specially, keep or increase this perception of security after the purchasing has been done. In order to continue this paper, it is suggested: a) reapplication of the research including new variables related to the perception of security; b) specific studies with women and low-income users; and c) reapplication with a population of non- university students who intensely use the Internet.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomércio eletrônicopor
dc.subjectsegurança na internetpor
dc.subjectpercepção de segurançapor
dc.subjectfraude eletrônicapor
dc.subjectcompras onlinepor
dc.subjectcomportamento do consumidorpor
dc.subjecte-commerceeng
dc.subjectinternet securityeng
dc.subjectperception of securityeng
dc.subjecte-fraudeng
dc.subjectonline purchasingeng
dc.subjectconsumer behavioureng
dc.titleA influência da percepção de segurança da Internet sobre a intenção de compra de usuários habituaispor
dc.titleA influência da percepção de segurança da Internet sobre a intenção de compra de usuários habituaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoO presente trabalho trata da influência da percepção de segurança da internet sobre a intenção de compra de usuários habituais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado, de uma amostra composta de 154 estudantes de um curso universitário de Ciências da Computação . Os dados foram tratados pela estatística: a) descritiva, utilizando-se da média simples e das freqüências de respostas e; b) inferencial, por meio das técnicas da regressão linear múltipla e logística e dos testes t e do x2 (Qui-Quadrado). Os resultados evidenciaram que: a) mulheres e usuários que não trabalham são mais inseguros na internet, b) usuários com maior renda familiar e com maior tempo de utilização da internet (em anos) são mais seguros; c) quanto maior a percepção de segurança, maior a intenção de comprar pela Internet; d) usuários que já compraram pela internet sentem-se mais seguros do que os que nunca compraram; e e) entre os usuários com o mesmo grau de percepção de segurança, os usuários que já compraram têm menor intenção de compra. Com isso, as principais conclusões foram que: a) à medida que aumenta a percepção de segurança, aumenta intenção de compra pela internet e b) os usuários que já compraram são mais influenciados pela percepção de segurança do que os que nunca compraram. Diante dessas evidências, as empresas podem direcionar investimentos em publicidade para que seus potenciais clientes percebam a segurança dos seus sistemas de vendas e, principalmente, mantenham ou aumentem esta percepção após a realização da compra. Para prosseguimento deste trabalho, sugere-se: a) replicação da pesquisa com a inclusão de novas variáveis relacionadas à percepção de segurança; b) estudos específicos com mulheres e usuários de internet de baixa renda e c) replicação com população de não universitários com uso intensivo da internet.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1668447036953279por
dc.contributor.advisor1Moori, Roberto Giropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365750180833774por
dc.contributor.referee1Brito, Eliane Pereira Zamithpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991824880537204por
dc.contributor.referee2Urdan, Andre Torrespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407510651093986por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2838/Rogerio%20Alves%20de%20Melo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/667/1/Rogerio%20Alves%20de%20Melo.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record