Show simple item record

dc.contributor.advisorMoori, Roberto Giro
dc.contributor.authorDias, Edilson Ramos
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:27Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:07Z
dc.date.available2015-09-28
dc.date.available2020-05-28T18:04:07Z
dc.date.issued2015-08-10
dc.identifier.citationDIAS, Edilson Ramos. O transbordo como mediador na relação entre roteirização e agregação de valor logístico no setor siderúrgico do Brasil. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23489
dc.description.abstractO mercado de siderurgia no Brasil está entre os setores econômicos mais importantes, em função da geração de empregos e participação no PIB. Os produtos de siderurgia voltados ao mercado de construção civil são os aços longos, como o perfil e o ferro de construção, sendo este o tema deste trabalho, o qual é comercializado nos comprimentos de 6 ou 12 metros e transportado predominantemente por via terrestre, portanto requer veículo especial para este transporte. As usinas fabricantes e as distribuidoras são as empresas que comercializam estes produtos e para efetivar suas vendas são necessários os processos de roteirização e transbordo, uma vez que os veículos normalmente fazem de 4 a 8 entregas por vez, ou seja, tem um roteiro pré-determinado a fazer, e requerem equipamentos de carga, descarga e armazenagem. As empresas não observam de maneira clara esta relação entre roteirização e transbordo, e se esta relação resulta em agregação de valor logístico, pois não existem publicações com os 3 temas em conjunto. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi de descrever os impactos do processo de transbordo na relação roteirização e agregação de valor logístico. Para tanto, foi aplicada pesquisa qualitativa exploratória, com 3 entrevistas em profundidade, e posteriormente pesquisa quantitativa descritiva, com aplicação de questionário com escala Likert de 6 pontos onde obteve-se 74 respondentes. Os dados qualitativos foram tratados com base em técnicas de categorização e identificação de unidades de significado, por sua vez, os dados quantitativos foram submetidos a análises fatoriais exploratória e confirmatória. Os resultados revelaram que o transbordo não faz a mediação desta relação. Conclui-se que existe um desafio na Logística em discutir a roteirização e o transbordo juntos, pois estes processos são subsequentes e, segundo resultado desta pesquisa, não estão relacionados.
dc.description.abstractThe steel market in Brazil is one of the most important economic sectors in terms of job creation and contribution to GDP (Gross Domestic Product). The steel products directed to the construction market are the long steel products, such as section and construction s iron, which is the theme of this project, this one being sold in lengths of 6 or 12 meters and transported mainly by road, so it requires special vehicle for transport. The manufacturers and distributors are the companies that market these products and to concretize their sales are necessary routing and transshipment process, since the vehicles can transport 4 to 8 supplies a time, in other words, it has a predetermined script to perform, and require loading equipment, unloading and storage. Companies do not observe clearly this relationship between routing and transshipment, and if this relation results in logistics adding value, because there are no publications on the 3 subjects together. In this context, the aim of this study was to describe the impact of the transshipment process in relation to routing and logistics adding value. To this end, exploratory qualitative research was applied, with 3 in-depth interviews, and later a descriptive quantitative research containing a questionnaire with Likert scale of 6 points which were obtained 74 respondents. Qualitative data were analyzed based on categorization techniques and identification of units of meaning, in turn, quantitative data submitted exploratory and confirmatory factor analysis. The results showed that the transshipment does not mediate this relationship. It concludes that there is a challenge in logistics to discuss the routing and transshipment together, because these processes are subsequent and according to the result of this project, are not related.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectaços longos
dc.subjectroteirização
dc.subjecttransbordo
dc.subjectagregação de valor logístico
dc.subjectlong steel
dc.subjectrouting
dc.subjecttransshipment
dc.subjectlogistics adding value
dc.titleO transbordo como mediador na relação entre roteirização e agregação de valor logístico no setor siderúrgico do Brasil
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9428540113013634
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365750180833774
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2839/Edilson%20Ramos%20Dias.pdf.jpg
local.contributor.board1Zilber, Moisés Ari
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016
local.contributor.board2Camargo Junior, Alceu Salles
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0753229274864100
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentAdministração
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programAdministração de Empresas


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record