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dc.contributor.advisorNakamura, Wilson Toshiro
dc.contributor.authorBarletta, Flavia Nazaré de Souza
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:16Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:03Z
dc.date.available2014-12-11
dc.date.available2020-05-28T18:04:03Z
dc.date.issued2014-08-06
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23462
dc.description.abstractIn corporate finance, the financial manager must be aware of investment and financing decisions. What assets will now acquire and who capital will finance them? There is one more decision to make when the company achieves its goals, about their profitability. Distribute earnings? How? How many percent? The dividend policy of a company is considered a puzzle and this issue is intensively investigated. However, there are still many controversies. After the financial crisis in 2007, which peaked in 2008, these decisions about the dividend policy were even more complex. This study investigates the factors influencing the decisions of dividend policy of non-financial companies listed on Brazilian stock exchange from 2008 to 2013. Results show broadly that the crisis did not affect significantly the payment of dividends of Brazilian companies, which remained average payout ratio above mandatory by law. However there is evidence that the risk of the crisis could negatively influence exercised off as shown. The dividend increased for large enterprises. The first is that companies need to communicate to its shareholders that the crisis has not affected the company as much as the other. This form them wanting to show strong emit an image of confidence in the company about its future financial position, aiming to keep the shareholders and reducing their propensity to sell shares. Another possibility is that these companies actually just returned cash to shareholders, since the opportunities for investment in good projects had diminished. The third possibility follows the agency theory, according to which shareholders are suspicious of managers and require greater dividends in periods of declining number of good investment opportunities.
dc.description.abstractEm finanças corporativas, o gerente financeiro sempre precisa estar atento a decisões de investimento e financiamento. Quais ativos esta empresa ira adquirir e com que capital irá financiá-los? Há mais uma decisão a tomar quando a empresa atinge seus objetivos, acerca de sua lucratividade. Distribuir os ganhos? Como ? Em quais proporções? A política de dividendos de uma empresa moderna é considerada um quebra cabeças e este tema é investigado intensivamente. No entanto, ainda existem muitas controvérsias. Após a crise financeira iniciada em 2007, que atingiu seu ápice em 2008, estas decisões acerca da política de dividendos ficaram ainda mais complexas. Este estudo investiga os fatores que influenciaram as decisões de política de dividendos das empresas não financeiras listadas em bolsa de 2008 a 2013. Os resultados mostram de forma ampla que a crise não afetou de forma significativa o pagamento dos dividendos das empresas brasileiras, os quais mantiveram índice médio de pagamento acima do obrigatório por lei. No entanto há evidência de o risco da crise poder exercido influência negativa pontual conforme demonstramos. Os dividendos aumentam para grandes empresas. A primeira delas é que empresas precisam comunicar a seus acionistas que a crise não afetou a empresa tanto quanto a outras. Esta forma delas quererem se mostrar fortes emite uma imagem de confiança na empresa e em sua posição financeira futura, visando manter os acionistas e reduzindo sua propensão a venderem suas ações. Outra possibilidade é que essas empresas na verdade simplesmente devolveram dinheiro aos acionistas, dado que as oportunidades de investimento em bons projetos haviam diminuído. A terceira possibilidade segue a teoria de agência, segundo a qual os acionistas passam a desconfiar dos gestores e obrigam a uma maior distribuição de dividendos em períodos de diminuição do número de boas oportunidades de investimento.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpolítica de dividendos
dc.subjectdeterminantes
dc.subjectempresas brasileiras
dc.subjectdados em painel
dc.subjectstata
dc.subjectfinanças corporativas
dc.subjectdividend policy
dc.subjectdeterminants
dc.subjectbrazilian companies
dc.subjectpanel data
dc.subjectstata
dc.subjectcorporate finance
dc.titleFatores de Influência nas políticas de dividendos das empresas brasileiras, listadas na BM&FBOVESPA, entre os anos de 2008 e 2013
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3242432230786280
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1327686935533816
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2824/Flavia%20Nazare%20de%20Souza%20Barletta.pdf.jpg
local.contributor.board1Perera, Luiz Carlos Jacob
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386375141622007
local.contributor.board2Securato, José Roberto
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850929919616812
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentAdministração
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programAdministração de Empresas


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