Show simple item record

dc.creatorDeo, Elisangelapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:06Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:00Z
dc.date.available2013-12-04pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:00Z
dc.date.issued2013-08-29pt_BR
dc.identifier.citationDEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439
dc.description.abstractThe proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem informalpor
dc.subjectestratégias de aprendizagem informalpor
dc.subjectcompetênciaspor
dc.subjectmédia gerênciapor
dc.subjectmétodos mistospor
dc.subjectformal learningeng
dc.subjectinformal learning strategieseng
dc.subjectskillseng
dc.subjectmiddle managerseng
dc.subjectmixed methodseng
dc.titleAprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoO estudo proposto teve como objetivo geral compreender como os coordenadores administrativos de uma instituição de ensino aprendem e mantêm suas competências profissionais, que estratégias utilizam e quais fatores funcionam como facilitadores ou barreiras para essa aprendizagem. A pesquisa pertence à categoria de estudos de métodos mistos, tendo duas etapas na coleta de dados, a primeira quantitativa com utilização de questionário, teve a finalidade de identificar as estratégias de aprendizagem que são utilizadas pelos coordenadores e classificá-los de acordo com o uso de cada estratégia; após a classificação, foram selecionados para a etapa qualitativa os coordenadores com maiores e menores médias nas estratégias cognitivas e comportamentais. As estratégias foram mensuradas por um instrumento criado por Pantoja (2004) e adaptado por Conte (2011). Os indivíduos pesquisados são 60 coordenadores administrativos de uma instituição de ensino, os dados da parte quantitativa foram analisados pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a parte qualitativa foi analisada por meio da análise textual interpretativa baseada em Flores (1994). O estudo possibilitou o entendimento das estratégias mais usadas pelos coordenadores e também da razão que leva ao uso de cada estratégia.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122024399437534por
dc.contributor.advisor1Bido, Diógenes de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086por
dc.contributor.referee1Ferreira, Jorge Flaviopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1699925535812155por
dc.contributor.referee2Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2813/Elisangela%20Deo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/609/1/Elisangela%20Deo.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record