Elementos do ambiente organizacional que influenciam o processo de aprendizagem dos indivíduos: um estudo acerca de um programa de trainee

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2007-03-05
Autores
Costa, Lucimara Amorim da
Orientador
Antonello, Cláudia Simone
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Godoy, Arilda Schmidt
Boff, Luiz Henrique
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo objetiva compreender como elementos do ambiente organizacional influenciam a aprendizagem dos indivíduos. A investigação, de natureza qualitativa, teve por sujeitos, doze indivíduos que atuam na área financeira e participam ou participaram do programa de trainee conhecido como FMP (Finance Management Program) da empresa General Electric do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e no processo analítico foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo indicam que as políticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento contínuo dos indivíduos com ênfase no autodesenvolvimento influenciam o processo de aprendizagem dos sujeitos. Além disso, uma cultura que incentiva a questão de melhoria e a formação de líderes voltados para a aprendizagem, aliada a uma estrutura organizacional que oportuniza a comunicação e o trabalho em equipe podem contribuir para facilitar o processo de aprendizagem dos indivíduos nas organizações. Os resultados também sugerem uma dupla importância do papel da dimensão tempo, enquanto elemento crítico e facilitador, no fenômeno em estudo.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem , ambiente organizacional , cultura , líderes , learning , organizational environment , culture , leaders
Citação
COSTA, Lucimara Amorim da. Elementos do ambiente organizacional que influenciam o processo de aprendizagem dos indivíduos: um estudo acerca de um programa de trainee. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.