Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
Tipo
Dissertação
Data
2010-08-19
Autores
Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa
Orientador
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Título da Revista
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Membros da banca
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas,
que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas
relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às
instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida.
Descrição
Palavras-chave
valores , competição organizacional , práticas organizacionais , empresas multinacionais , pesquisa qualitativa , values , organizational competition , organization practices , multinational companies , qualitative research