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dc.creatorPimentel, Fabine Évelin Romão
dc.date.accessioned2019-10-10T15:03:11Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:03:05Z
dc.date.available2020-05-28T18:03:05Z
dc.date.issued2019-08-01
dc.identifier.citationPIMENTEL, Fabine Évelin Romão. Phronêsis e o processo da ação humana em contexto de mudança: um estudo em Instituições de Ensino Superior. 2019. 118 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23325
dc.description.abstractChanges are routine on business and on people’s lives, and they have become an issue for those who go through them or who study them. On this thesis, we assume changing as a continuous and emergent situation that results from human interaction which occurs as long as one deals with everyday events, unexpected situations and contingencies that are typical in business. Due to this context, business managers that understand tendencies act subtly and on time so that they can make the necessary transformations. The prudent person, who is gifted with phronesis, which means practical wisdom, is able to decide by taking ethical actions made on a contingent and undetermined world. Human action does not stand on eternal and definite certainties. On the contrary, human action is based on fair judgement about what is needed and on when it needs to be done. Thus, a prudent manager can promote an emergent and non-traumatic changing environment. This study focused on classrooms as an emergent changing context and it was developed on two higher education institutions located in the state of Goias in order to understand how phronesis was exercised by professors in Business Schools, according to Aristotle’s theory of action. We adopted the narrative as research strategy by using qualitative research oriented by social constructionism, under responsive orientation, as an epistemological perspective. Also, we used episodic interview, non-participant observation and documents gathered from the researched institutions. The results were obtained by analyzing the participants theme stories which showed classrooms can be considered as a non-repetitive and unplanned context where emergent change takes place. Thus, classrooms constitute a dynamic, flexible environment of continuous change. The phronesis exercise was understood by analyzing the action processes between teachers and managers when they had to deal with unforeseen situations that derive from interactions within classrooms. This exercise results from experience that comes from constantly reviewing teaching practice.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectphronêsispor
dc.subjectmudança emergentepor
dc.subjectprocesso da açãopor
dc.subjectdeliberaçãopor
dc.subjectInstituição de Ensino Superiorpor
dc.titlePhronêsis e o processo da ação humana em contexto de mudança: um estudo em Instituições de Ensino Superiorpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoMudanças constituem o cotidiano de pessoas e organizações, tornando-se um tema sobre o qual debruçam-se estudiosos e práticos. Neste estudo, assumimos a mudança como emergente e contínua, fruto das interações humanas, à medida que as pessoas lidam com os eventos, imprevistos e contingências do cotidiano organizacional. Nesse contexto, os gestores, observando a propensão das coisas, atuam de forma sutil e em tempo apropriado de modo a facilitar as transformações necessárias. O prudente, o homem dotado de phronêsis, ou sabedoria prática, é capaz de bem deliberar por meio de ações éticas que se constituem em um mundo contingente e indeterminado. A ação humana não se sustenta em verdades eternas e imutáveis, ao contrário, sustenta-se no correto julgamento humano do que é preciso fazer e em que tempo. Nesse sentido, um gestor dotado de prudência poderá promover ambientes de mudanças emergentes e não traumáticas. Este estudo foi desenvolvido em duas instituições de ensino superior (IES), localizadas no estado de Goiás, focalizando o ambiente de sala de aula como contexto de mudanças emergentes, visando a compreender como ocorre o exercício da phronêsis por professores-gestores do ensino superior de Cursos de Administração, considerando a teoria da ação de Aristóteles. Mediante pesquisa qualitativa conduzida sob uma perspectiva epistemológica do construcionismo social, sob orientação responsiva, adotamos a narrativa como estratégia de pesquisa fazendo uso da entrevista episódica, da observação não participante e de documentos das instituições pesquisadas. Os resultados, obtidos mediante análise temática das histórias dos participantes, mostraram a sala de aula como um contexto em que eventos não repetitivos, não planejados, e, portanto, emergentes ocorrem, caracterizando- -o como algo dinâmico, vivo, flexível e passível de mudança contínua. O exercício da phronêsis foi compreendido mediante a análise do processo da ação de professores-gestores, nas deliberações ocorridas ao lidar com situações imprevistas, que surgem a partir da interação com os alunos no ambiente de sala de aula. Esse exercício é fruto da experiência, proveniente da constante revisão da prática docente.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725499856187988por
dc.contributor.advisor1Domenico, Silvia Marcia Russi de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8337097124162117por
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria Luisa Mendes
dc.contributor.referee2Ferreira, Danúsia Arantes
dc.contributor.referee3Brunstein, Janette
dc.contributor.referee4Menezes, Luis Carlos
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19927/FABINE%20EVELIN%20ROMAO%20PIMENTEL.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4071/5/FABINE%20EVELIN%20ROMAO%20PIMENTEL.pdf
dc.keywordsphronêsiseng
dc.keywordsemergent changeeng
dc.keywordsaction processeng
dc.keywordsdeliberationeng
dc.keywordsHigher Education Institutionseng


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