Reputação corporativa, confiança interorganizacional e desempenho da aliança estratégica: um estudo no setor farmacêutico brasileiro

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Date
2017-11-07Author
Hoelz, José Carlos
Advisor
Bataglia, Walter
Referee
Thomaz, José Carlos
Referee
Gonçalves, Carlos Alberto
Referee
Klement, Claudia Fernanda Franceschi
Referee
Segatto, Andrea Paula
Metadata
Show full item recordAbstract
Dentre os vários elementos que os tomadores de decisão consideram ao se engajarem em alianças estratégicas destacam-se a reputação corporativa e a confiança interorganizacional. Utilizando uma estratégia de pesquisa de métodos mistos do tipo incorporado, propõe-se, neste estudo, investigar a relação entre a reputação corporativa, a confiança interorganizacional e o desempenho da aliança estratégica. Para tal, a pesquisa foi organizada em duas etapas: a) um estudo principal de natureza quantitativa, com o objetivo de investigar as relações causais entre os construtos de reputação corporativa, confiança interorganizacional e de desempenho da aliança estratégica e; b) um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de validar o modelo de mensuração conduzido na etapa quantitativa, com base no referencial teórico, a partir da dedução das proposições explicativas da situação-problema. Para o teste empírico do modelo conceitual foram coletados dados primários sobre 132 alianças por meio de questionário respondido pelos gestores. O teste do modelo foi realizado por meio da técnica estatística de equações estruturais (SEM), com base no método de mínimos quadrados parciais (PLS). Dentre os principais resultados, destaca-se que esse estudo foi bem-sucedido em estabelecer o efeito positivo da reputação corporativa sobre a confiança interorganizacional e o desempenho da aliança estratégica. Ademais, foi encontrado um efeito mediador da confiança interorganizacional sobre a relação entre a reputação corporativa e o desempenho da aliança estratégica. Este estudo também traz implicações para a gestão de alianças ao corroborar a ideia de que a reputação corporativa e a confiança interorganizacional são elementos que suplementam os mecanismos de governança em contratos relacionais. Among the many elements that decision-makers consider when engaging in strategic alliances, the corporate reputation and inter-organizational trust stand out. Using a mixed methods strategy of research, was proposed, in this study, to investigate the relationship between partner’s corporate reputation, inter-organizational trust and strategic alliance performance. Thus, this research was built in two phases: a) a main quantitative study aiming to investigating the causal relations between the constructs of partner’s corporate reputation, inter-organizational trust and strategic alliance performance and; b) a qualitative study aiming to validate the measurement model elaborated in the quantitative phase based on the theoretical framework elaborated by deduction of the explanatory propositions of the problem situation. For the conceptual model empirical test, were collected primary data about 132 alliances through interviews with their managers. The model statistical test was performed by Structural Equations Modeling (SEM), based on the Partial Least Squares (PLS) method. Among the main results, this study was successful in establishing the positive effect of corporate reputation on interorganizational trust and strategic alliance performance. In addition, was found a mediating effect of interorganizational trust on the relationship between the corporate reputation and the strategic alliance performance. This study also affects the alliance management corroborating the idea that corporate reputation and interorganizational trust are elements that supplement governance mechanisms in relational contracts.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
HOELZ, José Carlos. Reputação corporativa, confiança interorganizacional e desempenho da aliança estratégica: um estudo no setor farmacêutico brasileiro. 2017. 147 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.