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dc.creatorLemos Júnior, Luiz Carlos
dc.date.accessioned2017-08-07T17:20:22Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:03:01Z
dc.date.available2020-05-28T18:03:01Z
dc.date.issued2017-05-04
dc.identifier.citationLEMOS JÚNIOR, Luiz Carlos. Modelo de negócio: uma lente pós-estruturalista para configuração de valor. 2017. 182 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23298
dc.description.abstractThis research seeks to study business model under a post-structuralist lens, aiming to establish an understanding about value configuration beyond the functionalist and / or static perspective that predominates in the literature on the subject. In this sense, it proposes a conceptual model based on the sociology of translation and an interpretativism approach of value configuration, where business model is understood as a process of articulation of the groupings of structures and practices composed of complex relations. We chose a single case study of intentional and non-random choice, with a qualitative approach of phenomenological-hermeneutic nature. The study is developed in a Higher Education Institution, based in the city of Piracicaba (SP). Data collection consists of a set of five half structured interviews, recorded and transcribed, with the involvement of senior management, technical-administrative and teaching staff of the selected organization. In a complementary way, institutional documents were analyzed and non-participant observations were developed. The corpus of the research is interpreted with the help of Narrative Analysis and ANT, from on a theoretical basis that seeks primarily contributions focused on a transformationale perspective. In this context, the main contributions of this study are: i) the interpretation and characterization of the connection between the joints, coming from the network of actors and artifacts that subsists inside the arrangement, and the configuration of value in the business model; Ii) the promotion of a discussion of epistemological nature on alternative ways to elevate the business model concept to the condition of theory.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectmodelo de negóciopor
dc.subjectconfiguração de valorpor
dc.subjectarranjo organizacionalpor
dc.subjectteoria ator-redepor
dc.subjectpós-estruturalismopor
dc.titleModelo de negócio: uma lente pós-estruturalista para configuração de valorpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca estudar modelo de negócio sob uma lente pós-estruturalista, com o objetivo de estabelecer uma compreensão sobre configuração de valor para além da perspectiva funcionalista e/ou estática que predomina na literatura sobre o tema. Nesse sentido, propõe-se um modelo conceitual baseado na sociologia da translação e uma abordagem interpretativista de configuração do valor, onde modelo de negócio é entendido como processo de articulação dos agrupamentos de estruturas e práticas compostos por complexas relações. Opta-se por um estudo de caso único de escolha intencional e não aleatória, com abordagem qualitativa de natureza fenomenológico-hermenêutica. O estudo é desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, sediada na cidade de Piracicaba (SP). A coleta de dados é composta por um conjunto de cinco entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com o envolvimento de gestores da alta administração, técnicos-administrativos e docentes da organização selecionada. De forma complementar, foram analisados documentos institucionais e desenvolvidas observações não participantes. O corpus da pesquisa é interpretado com auxílio da Análise da Narrativa e da ANT, a partir de uma base teórica que busca privilegiar contribuições voltadas a uma perspectiva transformacional. Neste contexto, as principais contribuições deste estudo são: i) a interpretação e a caracterização da conexão entre as articulações, provenientes da rede de atores e artefatos que subsiste no interior do arranjo e, a configuração de valor no modelo de negócio e; ii) o fomento de uma discussão de natureza epistemológica sobre caminhos alternativos para a elevação do construto de modelo de negócio à condição de teoria.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0499888863319909por
dc.contributor.advisor1Meirelles, Dimária Silva e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475857286175034por
dc.contributor.referee1Brunstein, Janette
dc.contributor.referee2May, Márcia Ramos
dc.contributor.referee3Franklin, Marcos Antonio
dc.contributor.referee4Lopes, Humberto Elias Garcia
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14551/LUIZ%20CARLOS%20LEMOS%20JUNIOR.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3298/5/LUIZ%20CARLOS%20LEMOS%20JUNIOR.pdf
dc.keywordsbusiness modeleng
dc.keywordsvalue configurationeng
dc.keywordsorganizational arrangementeng
dc.keywordstheory actor-networkeng
dc.keywordspost-structuralismeng


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