Aprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento : inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisa

View/ Open
Date
2016-05-06Author
Neder, Renato
Advisor
Bido, Diógenes de Souza
Referee
Popadiuk, Silvio
Referee
Barroso, Antônio Carlos de Oliveira
Referee
Ferreira, Jorge Flávio
Referee
Mendes-da-Silva, Wesley
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese tem como objetivo central caracterizar os conteúdos específicos dos campos de conhecimento da Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem suas inter-relações e fronteiras, além de buscar a identificação de frentes de pesquisa que têm potencial para se destacar nos campos estudados. Para atingir esses objetivos, foi desenvolvido um percurso metodológico exploratório e longitudinal que teve como base as análises de redes semânticas. Foram utilizados 10.480 artigos da base de dados Web of Science. Os resultados apontam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira vertente de contribuição é teórica, uma vez que a apreciação dos dados assinala frentes de pesquisa que potencialmente podem se destacar nas áreas de Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem. Além disso a teoria desenvolvida auxilia na explicação das inter-relações entre estas áreas. A segunda vertente é metodológica, uma vez que a forma como foram usadas as análises de redes semânticas permitiu a compreensão das relações entre redes de documentos científicos, a metodologia utilizada teve como principais atributos a escalabilidade, a amplitude e o potencial de fazer inferências temporais. This thesis has the objective to characterize the specifics contents of the Organizational Learning field, Knowledge Management and Learning Organization in terms of their inter-relationships and its boundaries, as well as identifying research fronts that have the potential to excel in these fields. Therefore, was developed a exploratory and longitudinal methodological method which were based on social networks analysis and more specifically, the semantic networks. 10.480 articles from the Web of Science data base were used for the analysis. The results show possible contributions in two main areas. The first one refers to the methodology, once the semantic networks analysis allow the comprehension of the structures and contents of scientific articles, having as main attribute the scalability, extension and potential to achieve temporal inference. The second contribution is theoretical, since the assessment of the data signalizes research fronts that potentially can stand out in the Organizational Learning, Knowledge Management and Learning Organization areas. The research outcome orientates to the development of dynamic theories which, in opposition of the static models, traditionally established, enable explain the inter-relationships between areas without obliterate the temporal dimension.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
NEDER, Renato. Aprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento : inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisa. 2016. 151 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.