A concorrência no mercado de bens tangíveis provocada pelo planejamento tributário e pela eficiência das empresas

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data
2015-11-19
Autores
Nascimento, Carlos Eduardo do
Orientador
Bagnoli, Vicente
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pinto, Felipe Chiarello de Souza
Masso, Fabiano Dolenc Del
Forgioni, Paula Andréa
Fonseca, Joao Bosco Leopoldino da
Programa
Direito Político e Econômico
Resumo
A presente tese de doutorado cujo tema é a concorrência no mercado de bens tangíveis provocada pelo planejamento tributário e pela eficiência das empresas tem como objetivo principal investigar a problemática jurídico-econômica causada pela preponderância das grandes empresas utilizando-se de tecnologias para assegurar ganhos em um mercado em constante crescimento. Para tanto, mister se faz a análise dos principais motivos que impulsionam os consumidores para que adquiram seus bens através do comércio eletrônico. Diante de análise tributária e econômica, pode-se concluir que os fatores preço, comodidade e segurança têm sido o diferencial na concorrência neste tipo de atividade empresarial. A metodologia utilizada buscou amparo na pesquisa bibliográfica, recorrendo a clássicos e contemporâneos do Direito e da Economia. Ao longo desta pesquisa, pode-se notar a constante evolução desse tipo de comercialização, bem como a migração dos empresários tradicionais para esse novo nicho de transações empresariais, não apenas pelo que representam imediatamente no faturamento destas, mas, principalmente, pelo que podem representar a médio e longo prazo: a sua sobrevivência em um mercado altamente competitivo.
Descrição
Palavras-chave
comércio eletrônico , bens tangíveis , eficiência econômica , planejamento tributário , e-commerce , tangible goods , economic efficiency , tax planning
Citação
NASCIMENTO, Carlos Eduardo do. A concorrência no mercado de bens tangíveis provocada pelo planejamento tributário e pela eficiência das empresas. 2015. 150 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.