Oportunidade de negócios em uma empresa internacional de produção e venda de equipamentos industriais customizados

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2019-08-12
Autores
Azevedo, Paulo Alexandrino Silva de
Orientador
Caldeira, Adilson
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Shiraishi, Guilherme de Farias
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
O presente trabalho apresenta um projeto realizado com o objetivo de aproveitar a oportunidade de desenvolvimento de negócios da filial comercial, instalada no Brasil, de uma empresa multinacional fabricante de equipamentos industriais customizados. O projeto se alinha ao intento estratégico da empresa, em busca de opções para satisfazer demandas de produtos e serviços que podem ser produzidos e fornecidos localmente. O trabalho envolve a identificação e proposição de meios para o aproveitamento de oportunidades de aumento do volume de negócios, a partir da ampliação do volume de vendas de peças e prestação de serviços especializados para empresas que utilizam esses equipamentos de produção e movimentação de carga em suas operações. Pela identificação das necessidades dos clientes, a contextualização do mercado de atuação e o entendimento de como se pode criar valor para as partes interessadas proporciona o entendimento das lacunas a serem preenchidas para que os produtos e serviços tenham valor percebido pelos consumidores. O projeto contempla o entendimento da oportunidade, a análise e o diagnóstico da situação atual, permitindo o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento e direcionando para o resultando de sustentabilidade econômica e financeira da empresa. Com base em referências teóricas em que se descrevem técnicas e instrumentos comumente utilizados com fim gerencial, procura-se equacionar a proposta de solução de modo a considerar todos os aspectos característicos da complexidade presente no processo decisório vivenciado no ambiente organizacional. A proposta resultante, que contempla inovação nas práticas de negócios da empresa, com a interpretação das oportunidades tendo o cliente como base na concepção da estratégia para a ampliação da abrangência de atuação no mercado, revelou-se passível de aplicação à situação identificada, além de replicável em condições semelhantes experimentadas em outras organizações.
Descrição
Palavras-chave
desenvolvimento de negócios , estratégia , criação de valor
Citação
AZEVEDO, Paulo Alexandrino Silva de. Oportunidade de negócios em uma empresa internacional de produção e venda de equipamentos industriais customizados. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.