As operações de pontos de entrega voluntária como solução de gestão de resíduos sólidos pós-consumo para a economia circular

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2018-08-13
Autores
Lima, Gustavo André Mateus Vaz de
Orientador
Franklin, Marcos Antonio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Para transformar o modelo econômico linear de consumo atual para a Economia Circular, é uma tarefa conjunta de diversos agentes que participam de uma cadeia complexa de gestão de resíduos sólidos pós-consumo: empresas fabricantes de produtos, distribuidores, cooperativas de reciclagem, consultorias e os consumidores. Com um papel central nas atividades de logística reversa, e com o objetivo de coletar tais resíduos e promover o máximo aproveitamento dos materiais, o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) oferecido ao mercado pela empresa de consultoria e serviços profissionais Gama, vem apresentando resultados operacionais e econômicos insatisfatórios. Desenvolvido com base na metodologia de trabalhos práticos que foca na solução de problemas empresariais (Marcondes, Miguel, Franklin, & Perez, 2017), este estudo apresentou uma série de recomendações, e análises de viabilidade a serem aplicadas a fim de reformular o serviço de gestão de PEVs da Gama. Resultado da investigação dos sintomas e constatação do problema por meio de um diagrama final Diagnóstico-Soluções-Ganhos, a ser explorado em conjunto com um modelo de gestão proposto pelo framework da Fórmula da Economia Circular, a empresa Gama utilizará ferramentas e recursos tecnológicos inovadores aliados ao gerenciamento da informação para desenvolver uma nova aplicação do PEV que impulsione o volume da coleta de resíduos pós-consumo com soluções economicamente viáveis, que promovam também novas fontes de receita e uma redistribuição de valores para os Agentes da cadeia de gestão de resíduos pós-consumo.
Descrição
Palavras-chave
PEV , economia circular , resíduos pós-consumo , solução de problemas , framework de gestão
Citação
LIMA, Gustavo André Mateus Vaz de. As operações de pontos de entrega voluntária como solução de gestão de resíduos sólidos pós-consumo para a economia circular. 2018. 21 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.