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dc.creatorElage, Glauce Karine Conti de Freitas
dc.date.accessioned2017-02-02T16:52:48Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:31Z
dc.date.available2020-03-19T15:20:31Z
dc.date.issued2016-02-02
dc.identifier.citationELAGE, Glauce Karine Conti de Freitas. Análise das propriedades psicométricas de uma bateria de testes informatizados para avaliação das funções executivas em crianças de 4 a 10 anos. 2016. 107 f. Dissertação (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22705
dc.description.abstractExecutive functions (EFs) involve processes and skills that are responsible for monitoring andhandling information necessary for the execution of complex tasks. In this sense, it is relevant to know about the functioning and development of these skills. For this to be pssible it isnecessary to search appropriate instruments psychometrically to assess and meet the development of EFs. The aim of this study was to verify evidence of validity and reliability of a battery of computerized tests that measure separately the three components of the EFs (working memory, cognitive flexibility and inhibitory control) in children 4 to 10 years old. The study was divided into two sections. In the first section we investigated the evidence of validity for content by a questionnaire submitted to judges, experts in the field. There was agreement among the judges as to the aspects: consistency of the constructs, appropriateness of activities for children, the layout, record, audio, instructions, training phases, the interruption rules and how to record the results . In the second part it sought evidence of validity for relation to internal and external variables, through the participation of 51 children aged 4 to 10 years, enrolled in regular network in the city of Goiania. children were subjected to computerized test (TAFE) and also to the tests: Corsi Block, subtest digits forward and reverse order, Trail Making Test, Stroop Test and Semantic. The Kruskal-Wallis analysis for the age effect showed statistically significant results in working memory and inhibitory control tests and in some stages of cognitive flexibility test. The Spearman correlation between the performances in computerized and traditional tests showed significant correlation between most tests. Trusts evidence were investigated by means of test-retest in 10 children previously submitted to TAFE, the results indicated stability of scores over time. Statistical analyzes performed indicate psychometric adequacy of the instrument.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectfunções executivaspor
dc.subjectavaliação infantilpor
dc.subjectteste informatizadopor
dc.titleAnálise das propriedades psicométricas de uma bateria de testes informatizados para avaliação das funções executivas em crianças de 4 a 10 anospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)por
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORESpor
dc.description.resumoAs funções executivas (FEs) envolvem processos e habilidades que são responsáveis pelo monitoramento e manipulação de informações necessárias para a execução de tarefas complexas. Neste sentido, é relevante conhecer sobre o funcionamento e desenvolvimento dessas habilidades. Para que isso seja possível é necessário buscar instrumentos adequados psicometricamente para avaliar e conhecer o desenvolvimento das FEs. O objetivo desse estudo foi verificar evidências de validade e fidedignidade de uma bateria de Testes Informatizados que avaliam, separadamente, três componentes das FEs (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório), em crianças de 4 a 10 anos de idade. O estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa investigaram-se as evidências de validade por conteúdo, por meio de um questionário remetido aos juízes, especialistas na área. Houve a concordância entre os juízes quanto aos aspectos: coerência dos constructos, adequação das atividades para o público infantil, o layout, o cadastro, o áudio, as instruções, as fases de treino, as regras de interrupção e a forma de registro dos resultados. Na segunda parte buscaram-se evidências de validade por relação as variáveis internas e externas, com a participação de 51 crianças de 4 a 10 anos, matriculadas na rede regular na cidade de Goiânia. As crianças foram submetidas ao teste informatizado (TAFE) e também aos testes: Bloco de Corsi, Subteste Dígitos ordem direta e inversa, Teste de Trilhas, e Teste Stroop Semântico. As análises de Kruskal Wallis para o efeito de idade apontaram resultados estatisticamente significativos nos testes de memória de trabalho e controle inibitório e em algumas etapas do teste de flexibilidade cognitiva. A correlação de Spearman entre os desempenhos nos testes informatizados e tradicionais apontaram correlação significativa entre a maioria dos testes. As evidências fidedignidades foram investigadas por meio de teste-reteste, em 10 crianças, submetidas anteriormente ao TAFE, os resultados indicaram estabilidade dos escores ao longo do tempo. As análises estatísticas realizada indicam adequação psicométricas do instrumento.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4221487013371829por
dc.contributor.advisor1Seabra, Alessandra Gotuzo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703por
dc.contributor.referee1Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323por
dc.contributor.referee2Dias, Natália Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732077027196795por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12866/Glauce%20Karine%20Conti%20de%20Freitas%20Elage.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3007/5/Glauce%20Karine%20Conti%20de%20Freitas%20Elage.pdf
dc.keywordsexecutive functionseng
dc.keywordschild assessmenteng
dc.keywordscomputerized testeng


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