Show simple item record

dc.creatorNoronha, Lucelia Fagundes Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2016-04-18T21:11:05Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:27Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:27Z
dc.date.issued2007-02-07pt_BR
dc.identifier.citationNORONHA, Lucelia Fagundes Fernandes. A representação da deficiência na literatura infanto-juvenil nos tempos de inclusão. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22676
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze how impairment was showed in the infant juvenile literature in the books published to Brazilian authors for the first time in the years from 1996 to 2006. Coming from the initial hypothesis that in this historical moment, in which social and school inclusion of the impaired person as an ideal of citizenship are thought, infant juvenile literature, being a cultural product present in kids lives may contribute to diminish as well as to disseminate prejudice in relation to handicap. Before getting to the result a way aiming at highlighting the definitions about impairment, about prejudice, about stereotypes and stigma was taken, as well as about inclusion. In this theoretical way, still, some fundaments about culture, society and education in the social representing theory were searched. The methodology adopted involved a quantitative and qualitative treatment of the data collected and for the performing of an analysis of the same, complex and interactive parameters were used in relation to the categories proposed, involving: the narrator, the plot, the type of discourse, the type of impairment or difference, the characters in dramatic context, the characteristics and actions, the nomination, the attribution fields of the phenomena in the etiology of impairment and in the closure of the story. The data were presented by a summary of the story, respective card of material exploration, of the quantitative result and qualitative analysis. After performing the content analysis of the stories, three tendencies were revealed: stories free from prejudice, denouncing stories, but simultaneously, perpetuators of prejudice,stereotypes and/or stigmas in relation to impairment. With this research it was possible to extract a little from this unending vein, of this rich material and this enchantment source of juvenile books, which might be simultaneously, source of pleasure, reflection and of critics.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectliteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectdeficiênciapor
dc.subjectpreconceitopor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectinfant juvenile literatureeng
dc.subjecthandicapeng
dc.subjectprejudiceeng
dc.subjectinclusioneng
dc.titleA representação da deficiência na literatura infanto-juvenil nos tempos de inclusãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo analisar como a deficiência está representada na literatura infanto-juvenil nos livros escritos por autores brasileiros editados pela primeira vez nos anos entre 1996 e 2006. Partindo da hipótese inicial que nesse momento histórico, em que se pensa em inclusão escolar e social da pessoa com deficiência como ideal de cidadania, a literatura infanto-juvenil, sendo um produto cultural presente na vida das crianças, pode contribuir tanto para diminuir como para disseminar o preconceito em relação à deficiência. Antes de se chegar ao resultado foi percorrido um caminho visando evidenciar as definições acerca de deficiência, de preconceito, de estereótipo e estigma, bem como acerca da inclusão. Buscou, ainda, nesse caminho teórico alguns fundamentos referentes à cultura, sociedade, educação e da teoria da representação social. A metodologia adotada envolveu um tratamento quantitativo e qualitativo dos dados coletados e, para a realização da análise dos mesmos, foram utilizados parâmetros complexos e interativos em relação a categorias propostas, envolvendo: o narrador, a trama, a narrativa, o tipo de discurso, o tipo de deficiência ou diferença, os personagens no contexto dramático, as características e ações, a nomeação, os campos de atribuições dos fenômenos na etiologia da deficiência e no desfecho da história. Os dados foram apresentados por meio de sinopses da história, da respectiva ficha de exploração do material, do resultado quantitativo e de análise qualitativa. A realização da análise de conteúdo das histórias, revelaram-se pelo menos três tendências: Histórias livres de preconceito, histórias denunciadoras e imunes a preconceitos e histórias denunciadoras, mas, simultaneamente, perpetuadoras de preconceitos, estereótipos e/ou estigmas em relação à deficiência. Com esta pesquisa foi possível extrair um pouco desse veio inesgotável, desse rico material e dessa fonte de encantamento dos livros infanto-juvenis, que podem ser simultaneamente, fonte de prazer, de reflexão e de crítica.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572115655564833por
dc.contributor.advisor1D´antino, Maria Eloisa Famápt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820por
dc.contributor.referee1Magno, Maria Ignes Carlospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1139572756285287por
dc.contributor.referee2Stella, Claudiapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5191519789110207por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10400/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10401/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha2.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10402/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha3.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10403/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha4.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10404/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha5.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2676/1/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha1.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2676/2/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha2.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2676/3/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha3.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2676/4/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha4.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2676/5/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha5.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record