Show simple item record

dc.contributor.advisorCapovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
dc.contributor.authorPina, Vera Marcia Gonçalves da Silva
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:42Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:20Z
dc.date.available2009-09-22
dc.date.available2020-03-19T15:20:20Z
dc.date.issued2009-08-13
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22648
dc.description.abstractApesar das vastas pesquisas que buscam compreender os problemas de leitura e as causas a eles subjacentes, ainda há alguns aspectos em aberto. Por essa razão, buscou-se com a presente pesquisa analisar a relação entre o processamento temporal e a leitura. Para tanto inicialmente foram avaliadas 184 crianças de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental e, com base nos desempenhos em uma prova de leitura, foram selecionados dois grupos com 26 crianças cada, um grupo de bons leitores e um grupo de maus leitores. Esses dois grupos foram submetidos a testes individuais para avaliar três habilidades de processamento temporal, a saber, o ritmo (em termos de produção motora espontânea, reprodução de estruturas ritmicas e compreensão de notação simbólica), a velocidade (de leitura, de nomeação de figuras e números) e o sequenciamento (memória de sons verbais e sequenciamento de atividades cotidianas). Análises de variância foram conduzidas para verificar possíveis diferenças significativas entre os grupos e os anos escolares. De forma geral, o grupo de maus leitores apresentou desempenho rebaixado em diversas tarefas de processamento temporal quando comparadas com ao grupo de bons leitores, sendo tal rebaixamento mais evidente nas tarefas de velocidade de leitura e de nomeação. Houve também correlação entre leitura e vários aspectos do processamento temporal. Tais resultados sugerem que problemas de leitura estão relacionados a déficits temporais, principalmente em tarefas que envolvem material verbal, tais como a velocidade de leitura e de nomeação.
dc.description.abstractDespite extensive research seeking to understand the problems of reading and the causes underlying them, there are still some open aspects. Therefore, it was with this research examining the relationship between temporal processing and reading. For both were initially evaluated 184 children of 2, 3 and 4 grades of elementary school and, based on performance on a reading test, it was selected two groups with 26 children each, a group of good readers and a group of poor readers. These two groups were subjected to three tests to assess individual abilities of temporal processing, namely the rhythm (in terms of spontaneous motor production, reproduction of rhythmic structures and understanding of symbolic notation), the speed (readinf speed, picture naming speed and number naming speed) and sequencing (memory of verbal sounds and sequencing of daily activities). Analysis of variance was conducted to check possible differences between groups and school years. Overall, the group of poor readers showed lower performance on several tasks of temporal processing when compared with the group of good readers. This lower performance is more apparent in the tasks of reading speed and naming. There was also correlation between reading and various aspects of temporal processing. These results suggest that problems with reading are related to temporal deficits, especially on tasks involving verbal material, such as speed reading and naming.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcriança
dc.subjectleitura
dc.subjectprocessamento temporal
dc.subjectchildren
dc.subjectreading
dc.subjecttemporal processing
dc.titleProcessamento temporal: sua importância para aprendizagem da leitura
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3771109232965025
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3996/Vera%20Marcia%20Goncalves%20da%20Silva%20Pina.pdf.jpg
local.contributor.board1Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323
local.contributor.board2Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0754347427711718
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentPsicologia
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record