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Sintomas de desatenção e hiperatividade em adolescentes: relações com a prática esportiva, o lazer e relacionamento interpessoal

dc.creatorRizzo, Maria Fernanda Thomé dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:36Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:16Z
dc.date.available2008-09-05pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:16Z
dc.date.issued2008-08-29pt_BR
dc.identifier.citationRIZZO, Maria Fernanda Thomé de. Sintomas de desatenção e hiperatividade em adolescentes: relações com a prática esportiva, o lazer e relacionamento interpessoal. 2008. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22625
dc.description.abstractAttention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) presents itself as the main cause that leads children and teenagers looking for mental health ambulatories. It is well known that a lot of individuals that do not fill diagnostics criteria s, presents a lot of symptoms related to hyperactivity and attention deficits and also feel functional failures. Through a random sample of adolescents of low income families localized in the metropolitan region of São Paulo this study investigated the association between the Attention-Deficit Hyperactivity Symptom (ADHS) and the human relations difficulties, their relation with sportive practices and leisure time. The ADHS sample was analyzed with and without mental health problems (MHP). The following instruments were used for this evaluation: Strengths and Difficulties Questionnaire, Brief Impairment Scale and the Questionnaire about Brazilian Economic Classification Criteria. The main results obtained pointed out that these adolescents with ADHS have socialization difficulties with their parents, teachers and colleagues beyond unsatisfactory school performance. The result of this research turn possible to detect aspects about the relation between these teenagers with ADHS and some MHP involved. Additionally appointed the importance and benefits that the motor intervention and the sportive practice since their infancy can bring to these teenagers life s with ADHS, helping them in their socialization and leisure time.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdéficit de atençãopor
dc.subjecthiperatividadepor
dc.subjectprática esportivapor
dc.subjectlazerpor
dc.subjectsociabilizaçãopor
dc.subjectattention-deficiteng
dc.subjecthyperactivityeng
dc.subjectsportive practiceeng
dc.subjectleisure timeeng
dc.subjectsocializationeng
dc.titleSintomas de desatenção e hiperatividade em adolescentes: relações com a prática esportiva, o lazer e relacionamento interpessoalpor
dc.titleSintomas de desatenção e hiperatividade em adolescentes: relações com a prática esportiva, o lazer e relacionamento interpessoalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta-se como uma das principais causas de procura de ambulatórios de saúde mental de crianças e adolescentes. Sabe-se atualmente que muitos indivíduos que não preenchem critérios diagnósticos apresentam muitos sintomas relacionados aos sintomas de déficits atenção e hiperatividade (SDAH) e também sofrem prejuízos funcionais. Numa amostra aleatória de adolescentes de uma área de baixa renda da região metropolitana de São Paulo, o presente estudo investigou a associação entre SDAH e dificuldades de relacionamento, relações com as práticas esportivas e de lazer. Os SDAH foram analisados com e sem problemas de saúde mental (PSM). Para a avaliação, foram utilizados os seguintes instrumentos: Strenghts and Difficulties Questionnaire, Brief Impairment Scale e o questionário de Critério de Classificação Econômica Brasil. Os principais resultados desta pesquisa foram que adolescentes com SDAH possuem dificuldades de relacionamento com seus pais, professores e colegas, além de possuírem aproveitamento escolar insatisfatório. Estes achados possibilitaram destacar aspectos sobre a relação existente entre este jovem com SDAH e alguns PSM envolvidos. Também, propôs apontar a importância e os benefícios que a intervenção motora e a prática esportiva feita desde a infância podem trazer para a vida destes jovens com SDAH, auxiliando também na sociabilização e no lazer.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6055532176858243por
dc.contributor.advisor1Paula, Cristiane Silvestre dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8241114701792148por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Graciele Massolipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769145171001675por
dc.contributor.referee2Casella, Erasmo Barbantept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2163843500272377por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3961/Maria%20Fernanda%20Thome%20Rizzo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1706/1/Maria%20Fernanda%20Thome%20Rizzo.pdf


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