Show simple item record

Professores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento

dc.contributor.advisorBecker, Elisabeth
dc.contributor.authorSilva, Evanilde Muniz
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:34Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:16Z
dc.date.available2008-09-04
dc.date.available2020-03-19T15:20:16Z
dc.date.issued2008-08-22
dc.identifier.citationSILVA, Evanilde Muniz. Teachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22620
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas.
dc.description.abstractThis study aimed to ascertain the perception of a group of teachers of Physical Education on the characteristics of children with Attention-Deficit of Trouble / Hyperactivity (ADHD). It was proposed also to identify the relationship between this group of teachers with students diagnosed with ADHD and seek grants for assistance in teaching-learning process for discipline of Physical Education in front of this issue. For this was done in a search field, taking as an instrument questionnaire, directed to the desired goals. This instrument, tested in a pilot research was composed of open and closed issues that allowed the analysis of data from the point of view quantitatively and qualitatively. The survey participants were teachers of Physical Education of private schools teaching the city of Sao Paulo. The information collected allowed describe how this group of teachers characterized the behavior of children with ADHD, allowing, from difficulties, the expression of favorecedoras suggestions of better utilization of classrooms and even speeches for the development. Needs of practical activities targeted to specific discipline of Physical Education were revealed, featuring issues still open, offering new research.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttranstorno de déficit de atenção
dc.subjecthiperatividade
dc.subjectprofessores de educação física
dc.subjectinclusão
dc.subjecttranstorno of attention deficit
dc.subjecthyperactivity
dc.subjectteachers of physical education
dc.subjectinclusion
dc.titleProfessores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
dc.titleProfessores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimento
dc.title.alternativeTeachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion
dc.title.alternativeTeachers of physical education and inconvenience of children with attention deficit and hyperactivity disorder: a relationship in motion
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0955310401462057
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534818842120676
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3887/Evanilde%20Muniz%20Silva.pdf.jpg
local.contributor.board1Assis, Silvana Maria Blascovi de
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412
local.contributor.board2Godoy, Kathya Maria Ayres de
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3508130169268695
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentPsicologia
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record