Show simple item record

O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório

dc.creatorCrippa, Rosana Behaker Garciapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:34Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:15Z
dc.date.available2008-09-04pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:15Z
dc.date.issued2008-08-15pt_BR
dc.identifier.citationCRIPPA, Rosana Behaker Garcia. O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório. 2008. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22618
dc.description.abstractThis present research had the objective of describing the attributions of the role of the psychologists, in relation to the teachers who give classes in regular schools, where there is the inclusion, located in a suburb of Sao Paulo. The theorical reference used involved bibliographics research and emerged the history of inclusion in schools, interdisciplinariety, the propose of dilems by the inclusive education, the teachers, psychologists and inclusion. The field research which was developed, followed the principles of qualitative research, having the data collection as the instrument, the semistructtured enterview, involving four teachers, who gave their opinions, related to clinics diagnosis and students with Special Educational Needs (SEN), the works involving students with Special Educational Needs, psychologists intervention with teachers, students and parents and the description about a situation who feel the necessity of specific psychologist support at school. The number of elements discussed refers to a meaningful way to the effective possibility the importance of the psychologist taking part of the school universe. The research reached the objective proposal and its subject points to the possible contributions and relating to the psychologist s acting forward to the inclusion in school.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpapel do psicólogopor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectprofessores de sala regularpor
dc.subjectrole of the psychologist, inclusion in school, teacher´s class from regular classeseng
dc.titleO papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratóriopor
dc.titleO papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratóriopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo descrever as atribuições do papel do psicólogo por parte de professores que lecionam em salas regulares onde há inclusão escolar, de um município da grande São Paulo. O referencial teórico utilizado envolveu pesquisa bibliográfica e abrange um histórico sobre a inclusão escolar; inclusão e interdisciplinariedade; dilemas propostos pela educação inclusiva; os professores e a inclusão; e os psicólogos e a inclusão. A pesquisa de campo realizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, envolvendo quatro professores que opinaram quanto ao diagnóstico clínico da alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais), o trabalho com alunos com NEE; intervenção do psicólogo com professores, alunos e pais; e descrição sobre uma volição de ajuda de um psicólogo na escola. O conjunto dos elementos discutidos remete, de maneira significativa, para efetiva constatação da necessidade do psicólogo fazendo parte do universo escolar. A pesquisa atingiu o objetivo proposto e seu conteúdo aponta para possíveis contribuições na atuação do psicólogo frente à inclusão escolar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0958599637517176por
dc.contributor.advisor1Becker, Elisabethpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534818842120676por
dc.contributor.referee1Emílio, Solange Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1251220841282741por
dc.contributor.referee2Sekkel, Marie Clairept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260911160692025por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3969/Rosana%20Behaker%20Garcia%20Crippa.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1699/1/Rosana%20Behaker%20Garcia%20Crippa.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record