Reconhecimento dos conceitos de forma, cor, tamanho e posição em 10 crianças com Síndrome de Rett

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-01-29
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Velloso, Renata de Lima
Orientador
Schwartzman, José Salomão
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Araujo, Ceres Alves de
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Crianças com Síndrome de Rett (SR) apresentam regressão progressiva do desenvolvimento psicomotor e das habilidades de linguagem verbal e perda das habilidades manuais voluntárias, o que lhes dificulta a comunicação. Estudos relatam que meninas com SR utilizam o olhar com finalidade intencional, como forma de comunicação ou de expressão de desejos, o que levanta a possibilidade de avaliação de outros aspectos por meio do olhar, como os aspectos cognitivos. O objetivo deste estudo foi avaliar, em crianças com SR, o reconhecimento dos conceitos de cor (vermelho, amarelo e azul), forma (círculo, quadrado e triângulo), tamanho (grande e pequeno) e posição espacial (em cima e embaixo), com a utilização de equipamento computadorizado de rastreamento ocular. Participaram do estudo 10 crianças com diagnóstico de SR com idade entre 4 anos e 8 meses e 12 anos e 10 meses. Comparando-se o tempo de fixação do olhar das crianças para o conceito solicitado com o tempo de fixação para outros conceitos não solicitados, os resultados não indicaram muitas diferenças significativas. Houve correlação entre o conceito cor "azul" e o aumento da idade, indicando que as crianças mais velhas aprendem o conceito "azul". Concluiu-se que, com o método de avaliação utilizado, as crianças não reconheceram a maior parte dos conceitos de cor, forma, tamanho e posição.
Descrição
Palavras-chave
síndrome de Rett , rastreamento visual , cognição , Rett syndrome , visual tracking , cognition
Assuntos Scopus
Citação
VELLOSO, Renata de Lima. Reconhecimento dos conceitos de forma, cor, tamanho e posição em 10 crianças com Síndrome de Rett. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.