Show simple item record

dc.contributor.advisorCarreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.contributor.authorSiqueira, Alisson Rogério Caetano de
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:20Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:08Z
dc.date.available2015-06-26
dc.date.available2020-03-19T15:20:08Z
dc.date.issued2015-02-03
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Alisson Rogério Caetano de. Manejo comportamental em sala de aula para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade: orientação ao professor e implementação de guia de intervenção. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22566
dc.description.abstractThe Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is described by the DSM-5 as a persistent pattern of inattention and / or hyperactivity-impulsivity that interferes with the functioning or development. ADHD have their signals observed in at least two of child living environments (home and school mostly). The disorder s prevalence is estimated in 5% of children. The children's school development is frequently affected by the disorder. This study aims to analyze the effects of behavioral management procedures in the classroom, in order to reduce behaviors of inattention and hyperactivity, using an intervention guide by the teacher. This work gone along with 64 students, from 6 to 12 years old, students of the 2nd and 4th year of a Center of Entire Education of Curitiba, consisting of 4 classes distributed two in an Experimental Group (EG) and two a Control Group (GC). The behavioral profile was assessed, using the CBCL/6-18 for parents and the TRF/6-18 for teachers that were applied before and after the intervention, along with a teacher's observation protocol with targets characteristic behaviors of the ADHD signs. The intervention guide was developed in previous works according to the basic principles of behavior analysis, was implemented with the classes through the teacher in a total of 28 weeks. The implementation guide was well accepted by the teachers who filled the weekly record in a Checklist on its implementation and participated in weekly support meetings. It was observed by teachers a reduced frequency behavior of inattention and hyperactivity in students in the classroom, through the responses of teachers to TRF/6-18 and the observation protocol, and also reported by parents in filling the CBCL/6-18.
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito pelo DSM-5 como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento. O TDAH deve ter seus sinais observados em pelo menos dois ambientes de convívio da criança (casa e escola principalmente). A prevalência do transtorno é estimada em 5% em crianças. O desenvolvimento escolar da criança é geralmente um dos que mais são prejudicados com o transtorno. O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de procedimentos de manejo comportamental em sala de aula, para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade, através de orientação ao professor e implementação de um guia de intervenção. Neste trabalho foi realizado o acompanhamento de 64 alunos, entre 6 a 12 anos, estudantes do 2º e 4º ano de um Centro de Educação Integral de Curitiba, constituídas por 4 turmas distribuídas duas em um Grupo Experimental(GE) e duas um Grupo Controle (GC). O perfil comportamental dos participantes foi avaliado utilizando o CBCL/6-18 para pais e o TRF/6-18 para os professores, que foram aplicados antes e após a intervenção, juntamente a um protocolo de observação do professor com comportamentos alvos característicos dos sinais de TDAH. O guia de intervenção foi elaborado em trabalhos anteriores segundo os princípios básicos da Análise do Comportamento, foi implementado junto às turmas por intermédio do professor em um total de 28 semanas. A implementação do guia foi bem aceita pelos professores que realizam o registro semanal em um Checklist sobre sua implementação e participaram de reuniões de acompanhamento e suporte semanal. Foi verificada, pelos professores, a redução da frequência de comportamentos de desatenção e hiperatividade nos alunos em sala de aula, por meio das respostas dos professores ao TRF/6- 18 e ao protocolo de observação, e também relatados pelos pais no preenchimento do CBCL/6-18.
dc.description.sponsorshipIgreja Presbiteriana do Brasil
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectanálise do comportamento
dc.subjectmanejo comportamental
dc.subjectTDAH
dc.subjectprotocolo de observação
dc.subjectguia de intervenção
dc.subjectbehavior analysis
dc.subjectbehavioral management
dc.subjectADHD
dc.subjectobservation protocol
dc.subjectintervention guide
dc.titleManejo comportamental em sala de aula para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade: orientação ao professor e implementação de guia de intervenção
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0354025119059976
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3922/Alisson%20Rogerio%20Caetano%20de%20Siqueira.pdf.jpg
local.contributor.board1Araújo, Marcos Vinícius de
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336428563929351
local.contributor.board2Mesquita, Maria Luiza Guedes de
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688225266159217
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentPsicologia
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record