Informação para a conscientização: o que pais de indivíduos com distúrbios do espectro do autismo e professores em geral conhecem sobre autismo.
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Tipo
Projeto de Pesquisa
Data de publicação
2017-07-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Amato, Cibelle Albuquerque De La Higuera
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Programa
Resumo
Estudos recentes mencionam que a incidência dos Distúrbios do Espectro do
Autismo (DEA) chega a um a cada 50 crianças. Isso implica na necessidade de
identificação urgente de modelos de intervenção eficazes, bem como dos
fatores que podem interferir nesses processos. Desta forma, o principal
objetivo do estudo foi ampliar o conhecimento sobre qual é o conhecimento
consolidado que pais de indivíduo com DEA e professores tem sobre este
assunto. Dentro deste contexto foram estabelecidos projetos de iniciação
científica vinculados ao projeto matriz com objetivos específicos comum aos
dois grupos e também específicos a cada um dos dois grupos de pesquisa.
Tantos os pais como os professores foram questionados sobre o processo de
aprendizagem do indivíduo com DEA, bem como a percepção dos mesmos acerca
das competências sociais dos indivíduos com DEA. Especificamente aos
professores houve questionamento sobre sua formação acadêmica, contato com
alunos com DEA e seu processo de escolarização com o objetivo de estabelecer
relação entre estas informações e o conhecimento consolidado sobre o tema.
Todos estes aspectos são fundamentais para as reflexões e ações inclusivas.
Com relação aos pais, buscou também ampliar o conhecimento sobre o processo
diagnóstico, visto que a literatura na área aponta o quanto a demora neste
processo e a falta de compreensão por parte dos pais impactam na busca por
tratamentos. Todas as informações obtidas pelos instrumentos, e as relações
estabelecidas configuram-se como um corpo de conhecimento de relevante
contribuição para estruturação de campanhas de conscientização e informação
que propiciem o diagnóstico precoce, programas de intervenção em curto prazo
e a inclusão dos indivíduos com Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA).
Descrição
Palavras-chave
transtorno autístico , conhecimento , política pública