Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Fundo Mackenzie de Pesquisa
    • Relatórios de projetos
    • Projetos de Pesquisa
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Fundo Mackenzie de Pesquisa
    • Relatórios de projetos
    • Projetos de Pesquisa
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    Evidências de eficácia de programa multimodal de educação e treinamento parental: impacto na saúde mental do cuidador e no manejo de dificuldades cognitivas e comportamentais de crianças com transtorno do espectro autista.

    Thumbnail
    View/Open
    5680_2015_0_1.pdf (1.413Mb)
    Date
    2017-08-01
    Author
    Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Os objetivos específicos serão descritos seguidamente em função dos dois grupos amostrais que fizeram parte dos 2 estudos (Estudo 1 e Estudo 2). Estudo 1: a) Verificar padrões de funcionamento cognitivo e comportamental das crianças ao início do estudo e analisar possíveis correlações entre eles. b) Verificar indicadores de estresse em cuidadores de crianças com TEA. c) Conduzir programa multimodal de educação e treinamento parental para o manejo dos seguintes sintomas comportamentais e não adaptativos dos filhos: déficit de reciprocidade socioemocional, déficits para desenvolver/manter/compreender relacionamentos, padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades com prejuízos no funcionamento adaptativo, adesão inflexível a rotinas, respostas ritualísticas, interesses restritos e fixos, hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais. d) Verificar possíveis ganhos decorrentes da intervenção a partir dos padrões de funcionamento cognitivo e comportamental das crianças. e) Identificar indicadores de satisfação dos cuidadores com os programas, especialmente o potencial de uso no contexto familiar de educação e manejo parental. Estudo 2: a) Identificar os padrões comportamentais, de saúde mental, qualidade de vida e suporte familiar dos cuidadores ao início do estudo. b) Verificar indicadores de estresse em cuidadores de crianças com TEA. c) Conduzir programa de educação parental para o manejo dos seguintes indicadores de saúde mental do cuidador: socialização, práticas educativas parentais, suporte familiar e qualidade de vida. d) Verificar se os possíveis ganhos decorrentes da intervenção se mantém em momento posterior de acompanhamento, em relação ao programa. e) Identificar indicadores de satisfação dos cuidadores com os programas, especialmente o potencial de uso no contexto familiar de educação parental.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19849
    Collections
    • Projetos de Pesquisa [327]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace