Rastreio de problemas comportamentais e desenvolvimentais em pré-escolares usando o inventário dos comportamentos de crianças de 1,5 a 5 anos (cbcl/1,5-5)

Imagem de Miniatura
Tipo
Projeto de Pesquisa
Data
2017-04-01
Autores
Rocha, Marina Monzani Da
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O presente projeto de pesquisa se insere no contexto de facilitar o trabalho avaliativo, preventivo e interventivo com a população infantil que apresenta desenvolvimento típico e atípico a partir avaliando a aplicabilidade da versão brasileira do CBCL/1,5-5 como instrumento de rastreio de problemas de comportamento em crianças pré-escolares com desenvolvimento típico e atípico na rede pública de ensino. Para cumprir esse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram elaborados: - Verificar quais são os tipos de problemas apresentados com mais frequências pelas crianças pré-escolares na perspectiva de seus pais; - Identificar associações entre variáveis consideradas de risco presentes no contexto familiar com a presença de problemas de comportamento em crianças pré-escolares; - Verificar se existe diferenças nos problemas comportamentais e emocionais de crianças em função do sexo; - Verificar o perfil cognitivo e comportamental das crianças que apresentam mais problemas de comportamento a partir das respostas de seus pais ao CBCL; - Verificar a presença de fatores de risco nas vidas das crianças que apresentam altos índices de problemas na perspectiva de seus pais.
Descrição
Palavras-chave
problemas de comportamento , saúde mental , desenvolvimento atípico , detecção precoce , avaliação
Citação