Show simple item record

dc.contributor.advisorPallesi, Roberto
dc.contributor.authorBuso, Paula Cristina Domingues
dc.coverage.spatialUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.date.accessioned2013-05-13T13:53:23Z
dc.date.available2013-05-13T13:53:23Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/174
dc.description.abstractNos últimos anos a comunicação interna vem se tornando imprescindível nas organizações. A empresa pode usa-la estrategicamente para melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade do funcionário. Não basta apenas motivá-los; é necessário informá-los adequadamente. Por meio da comunicação interna, é possível estabelecer meios comunicacionais que possibilitam o relacionamento eficaz desde a direção da organização até os funcionários operacionais. Para a comunicação interna, encontram-se inúmeras ferramentas disponíveis para que a mesma seja desenvolvida com êxito. Entre elas estão: Jornal impresso, jornal mural, newsletter, intranet, revista interna, TVs e rádio corporativo. Os líderes, no entanto, precisam reconhecer a comunicação como algo estratégico na gestão coorporativa, onde agrega valores à produtos e serviços. É através dela que conseguimos formar uma verdadeira equipe harmoniosa e motivada a promover, interação e o relacionamento entre as pessoas e os departamentos. O presente estudo abordara o tem fazendo uma breve revisão de literatura conceituando comunicação, dando um foco em comunicação interna, motivação e liderança.
dc.description.abstractIn recent years internal communication has become indispensable in organizations. The company can use it strategically to improve the climate among employees, increase employee productivity. It is not enough to motivate them, you must inform them adequately. Through internal communication, it is possible to established ways of communication that enable effective relationship since the direction of the organization to operational staff. For internal communication, there are numerous tools available to it to be developed successfully. Among them are: Newspapers printed mural newspaper, newsletter, intranet, internal magazine, TV and radio enterprise. The leaders, however, must recognize communication as something strategic corporate management, which adds value to products and services. It is through her that we can form a real team and motivated to promote harmonious, relationship and interaction between people and departments. This study has addressed the doing a brief review of literature conceptualizing communication, providing a focus on internal communication, motivation and leadership.
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.subjectComunicação
dc.subjectMotivação
dc.subjectLiderança
dc.subjectClima organizacional
dc.titleComunicação interna como ferramenta motivacional
dc.typeMonografia


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record