Promack: italianos, lá e cá. história da imigração com apoio em documentos brasileiros e do país de origem.
Abstract
Projeto pretendeu dar andamento ao estudo da presença de imigrantes italianos no Estado de São Paulo, considerando os processos de adaptação desta comunidade, seu comportamento público e privado, enfim, o estabelecimento de relações com o mundo paulista, incluindo as dificuldades próprias de relacionamento com o poder político aqui instituído.
Os resultados dessas pesquisas, primeiramente, alimentarão o Banco de Dados (fontes escritas, iconográficas e orais) a ser constituído a partir de
documentos consultados tanto no Arquivo Público do Estado de São Paulo, APESP, (prontuários do Deops paulista), como no Archivio Centrale dello Stato, Roma. Para coleta deste material, o docente-pesquisador Frederico Alexandre de Moraes Hecker realizará viagem a Roma e por um período que deve estender-se a 3 semanas frequentará o ACS coletando material. O corpus assim amealhado será retrabalhado para ganhar sentido e fornecer bases para elaboração de análises histórico-políticas. Foi também intenção deste Projeto estar na base de promoções de atividades acadêmicas (seminário, estabelecimento de colóquios com pesquisadores internacionais etc.).
Collections
- Projetos de Pesquisa [327]