Educação e tecnologia: mudanças e possíveis caminhos para um novo currículo dos cursos de graduação em pedagogia
Tipo
Monografia
Data de publicação
2013-04-29
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ribeiro, Eduardo Araújo
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Para acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, é preciso deixar para trás alguns paradigmas e dar início a um movimento de inovação, trocando o atual modelo de educação por um que consiga trazer mais resultados frente às gerações que nascem imersas neste mundo novo e informatizado. O processo é árduo: prevê a mudança de velhos hábitos, implica em derrubar mitos sobre o uso de tecnologias e em repensar a forma como estes recursos impactam a construção do conhecimento. A formação do futuro deve prever mudanças nos currículos da graduação em pedagogia, para que a sociedade consiga ser atendida em sua crescente demanda por profissionais da educação mais dinâmicos e capazes de atuar com criticidade e criatividade frente às novas gerações deste mundo digital. A evolução dos recursos informatizados, bem como a sua assimilação no cotidiano das escolas como elemento que pode ajudar na construção do conhecimento, são fatores que podem causar desconforto e repulsa nos professores pouco familiarizados com estas novidades em seu dia a dia. Neste sentido, este trabalho tenta expor informações relevantes sobre tecnologias voltadas à educação e ao, mesmo tempo, tenta apontar possíveis caminhos, ferramentas e teorias que possam ajudar o professor em formação a usar as tecnologias da informação e da comunicação a seu favor, através da exploração, da análise e da aplicação no seu cotidiano.
To follow actual changes in the society, we must leave behind some paradigms to start an innovation action to change the current education, looking for solutions to make the education process more interesting for this new generation that are born immersed in the virtual world, helping in the process to removing old habits and overturn myths about technology and your application in the education process. The graduation in education will need to change to attend this dynamic society; help the undergraduate education to be more creative and critical. Front the evolution of the technologies and your introduction in the school world, to help in the learning process. Sometimes, the technology in education let the teacher uncomfortable when they don’t use this resource as a support in the teaching process. To understand and help the integration process between technology and education, this text brings cases and informations about technology in different moments of the education process, starting in the graduation of the new teacher and the applications in the regular school to help in projects or in all education process.
To follow actual changes in the society, we must leave behind some paradigms to start an innovation action to change the current education, looking for solutions to make the education process more interesting for this new generation that are born immersed in the virtual world, helping in the process to removing old habits and overturn myths about technology and your application in the education process. The graduation in education will need to change to attend this dynamic society; help the undergraduate education to be more creative and critical. Front the evolution of the technologies and your introduction in the school world, to help in the learning process. Sometimes, the technology in education let the teacher uncomfortable when they don’t use this resource as a support in the teaching process. To understand and help the integration process between technology and education, this text brings cases and informations about technology in different moments of the education process, starting in the graduation of the new teacher and the applications in the regular school to help in projects or in all education process.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologia , Sociedade , Educador , Recurso digital , Construção do conhecimento , Pedagogia