Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
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Navegando Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) por Assunto "abordagem de processo"
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- TeseEvolução de capacidades dinâmicas: uma abordagem de processo a partir da teoria da prática social de BourdieuSantos, Tânia Letícia dos (2018-08-15)
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Com base em diferentes perspectivas ontológicas, o fenômeno capacidades dinâmicas tem sido definido como uma habilidade que a organização possui que reside nos processos, mas também como os próprios processos que a organização desempenha. O objetivo deste estudo é, adotando uma abordagem de processo, com o auxílio da teoria da prática social de Bourdieu, contribuir para a compreensão de como capacidades dinâmicas evoluem ao longo da trajetória da relação dialética, contínua, multinível e multitemporal entre o sistema de disposições e a estrutura ambiental. A partir de uma perspectiva ontológica e epistemológica de processo, capacidades dinâmicas são propostas como um sistema de disposições de indivíduos e grupos para se adaptar, que continuamente transforma ou reproduz, e é transformado ou reproduzido pela estrutura ambiental de níveis organizacional e macro. Os ambientes de nível organizacional e macro, por sua vez, são propostos como as relações objetivas definidas pela distribuição de recursos no espaço social. Por um lado, capacidades dinâmicas, construídas por condições prévias de existência, circunscrevem a percepção, apreciação e ação dos agentes com relação a possibilidades subjetivas. Os ambientes de nível organizacional e macro, por outro lado, cujas regularidades de funcionamento são definidas por suas histórias sociais, circunscrevem as possibilidades objetivas. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se uma abordagem de pesquisa de processo qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e estratégia de pesquisa de estudo de caso único, com design longitudinal e perspectiva histórica. A análise dos dados longitudinais referentes ao período de 2009 a 2017 coletados por meio de vinte e quatro entrevistas, observação não participativa e documentos, permitiu concluir que a origem do sistema de disposições da empresa Alfa antecede o estabelecimento e início de suas operações. Inicialmente reproduzido por profissionais com condições prévias de existência semelhantes à dos sócios fundadores, o sistema de disposições da empresa Alfa sofre transformações ao longo da trajetória de sua relação dialética com a estrutura ambiental. Com o objetivo deliberado de transformar o sistema de disposições predominantemente adaptativo da empresa, entretanto, a alta gestão da empresa Alfa transforma a estrutura ambiental de nível organizacional. - DissertaçãoEvolução do modelo de negócio: o caso de uma Instituição de Ensino SuperiorMarques, Mariana Bonome de Souza (2017-02-07)
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O crescimento do mercado de ensino superior particular no Brasil foi bastante significativo desde a aprovação da lei de diretrizes e bases para da educação nacional em 1996, porque facilitou a criação de centros universitários e faculdades, tornou mais flexíveis as diretrizes curriculares e permitiu a adoção de outros formatos de processo seletivo para ingresso aos cursos. Tais medidas, aliadas a mudanças no cenário econômico, despertaram um interesse maior dos brasileiros em prosseguir com os estudos após o ensino médio. Este quadro favoreceu a criação e a ampliação de uma série de instituições de ensino superior (IES) particulares em todo o país. A competição entre elas mostra-se acirrada e cada vez mais marcada pela presença de novas organizações de grande porte, bem como pela tradição de organizações mais longevas e pelas dificuldades percebidas no cenário econômico a partir de 2015. Logo, com vistas a superar os concorrentes e a atrair mais alunos, as IES buscam alterar seus modelos de negócio, ou seja, evoluir os componentes de seu sistema de atividades para que continuem sendo capazes de criar, configurar e apropriar valor, que são as três finalidades inerentes a todos os modelos de negócio. O construto modelo de negócio e seu processo evolutivo são objeto de diversas pesquisas, porém ainda não há um consenso geral quanto ao que define modelo de negócio como teoria, nem sobre como acontece seu processo evolutivo. Considerando estas lacunas teóricas e a relevância do ensino superior particular para o Brasil, o presente estudo pretende responder o seguinte problema: como ocorre o processo evolutivo de um modelo de negócio? Amparada pela abordagem processual de Van de Ven (2007), que permite uma perspectiva de observação longitudinal e em profundidade dos eventos, a abordagem empírica ocorreu por meio de um estudo de caso único, visando atender o objetivo geral de desenvolver um modelo para compreensão do processo evolutivo dos modelos de negócio, tendo como referência uma instituição de ensino superior, a Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES). Ao longo do estudo de caso, são identificados os eventos que marcam o processo evolutivo do modelo de negócio desta organização desde a sua fundação; são compreendidos quais incidentes dos ambientes interno e externo que influenciam o processo de evolução de seu modelo de negócio; é compreendido como o tripé de criação, configuração e apropriação, que sustenta o modelo de negócio FAPPES, evolui ao longo do tempo; e são inferidos os caminhos pelos quais se dá o processo evolutivo de um modelo de negócio. As principais contribuições deste estudo estão no modelo conceitual, o qual proveu contribuições relevantes ao construto modelo de negócio e ao processo evolutivo destes modelos. Ademais, o estudo de caso contribuiu com esclarecimentos quanto à evolução de organizações atuantes no mercado do ensino superior particular nacional.