Faculdade de Computação e Informática (FCI)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Computação e Informática (FCI) por Assunto "active methodologies"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCMetodologias ativas e recursos digitais para o ensino de matemáticaBotelho, Wanessa Kato (2020)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho inicia-se descrevendo uma breve análise da sociedade da atual denominada “Sociedade da informação”, na sequência é abordado o perfil do aluno do século XXI a fim de compreender como devemos preparar esses alunos para um mundo volátil, conectado e cada vez mais tecnológico. Diante desse novo cenário, o trabalho propõe um estudo sobre as metodologias ativas e como estas podem auxiliar no desenvolvimento do aluno no que tange ao pensamento crítico e resolução de problemas para alcançar sucesso individual e coletivo, de acordo com as mudanças econômicas e sociais que se tem verificado a nível mundial. Apresentaremos um estudo sobre alguns tipos de metodologias, os recursos tecnológicos que podem ser combinados com elas e as possibilidades de benefícios nos processos de ensino aprendizagem. Como contribuição desta pesquisa, apresentaremos algumas estratégias de como sistematizar a aplicação destas metodologias contemporâneas, com apropriação de tecnologia para o ensino da matemática. Esta pesquisa revela como resultado a necessidade de incorporação de novas formas de aprender e ensinar, em especial ao ensino de matemática, e se vale deste estudo para revelar possibilidades de inserir recursos e metodologias que facilitem o processo de ensino aprendizagem. Este deslocamento permite pensar em ações que corresponda às competências e habilidades que os jovens terão de desenvolver para serem trabalhadores eficazes e cidadãos na sociedade do conhecimento do século XXI. - TCCO ensino de geometria por meio de metodologias ativas: Uma proposta de sequência didáticaLimachi, Denis Gabriel Blanco (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda acerca do ensino da Geometria no contexto educacional brasileiro. Destaca a falta de ênfase dada a estes conceitos e a busca crescente por abordagens inovadoras, principalmente por meio de metodologias ativas de ensino (Bossi; Schimiguel, 2020). A pesquisa se propõe a explorar como as metodologias ativas podem contribuir para tornar o ensino de Geometria mais atrativo e eficaz, com destaque na aplicação prática e no envolvimento dos alunos. Para tanto, o estudo está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo abrange a evolução histórica do ensino de Geometria no Brasil, desde as influências antigas de Tales de Mileto e Platão até eventos mais recentes que moldaram a forma como a Geometria é abordada nas escolas do país. O segundo capítulo discute o uso de metodologias ativas na educação, como a Aprendizagem baseada em projetos; Gamificação e Aprendizagem em equipes, enfatizando a importância de envolver os alunos no processo de aprendizagem e o papel do educador como facilitador. Já o terceiro e último capítulo explora o uso da tecnologia no ensino da Geometria, com ênfase em abordagens inovadoras, tendo estas como uma ferramenta para ampliar a compreensão dos conceitos matemáticos. Além disso, este mesmo capítulo apresenta uma sequência didática focada no ensino de sólidos geométricos no contexto de cidades inteligentes, incorporando os princípios das metodologias ativas de forma prática e colaborativa.