Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
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Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Assunto "análise textual"
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- TCCTabagismo: eixo para aprendizagem de fisiologia humana respiratória e circulatória de forma sistêmicaRomanato, Victor Hugo Rosa (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O ensino de fisiologia humana na Educação Básica permanece pautado na memorização, isolamento e descontextualização de órgãos e sistemas fisiológicos, sem que sejam promovidas reflexões sobre as relações existentes entre esses componentes do organismo, limitando a aprendizagem dos alunos nesse tema. Contudo, a teoria sistêmica, descrita por determinados autores como Colom, Maturana e Morin, expressa que as propriedades próprias de um sistema emergem exclusivamente das constantes e recorrentes interações entre as partes menores que o compõem, bem como suas relações com o meio externo. Assim, tais conceitos podem ser adotados no contexto educacional para que o ensino da fisiologia humana adquira um caráter mais integrado e, nesse sentido, torna-se adequado o uso de um tema que envolva diversos aspectos da saúde humana e que seja social e ambientalmente contextualizado, como o tabagismo. Logo, o objetivo do presente trabalho foi analisar se a sequência de aulas elaborada é capaz de promover, em alunos de Ensino Médio, mudanças em algumas concepções acerca da fisiologia humana no contexto da perspectiva sistêmica e integrada, a partir de uma situação-problema sobre tabagismo. Para tal, foram ministradas cinco aulas sobre fisiologia humana baseadas na perspectiva sistêmica, no Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo, com a realização de quatro atividades escritas. Em seguida, as respostas obtidas de nove alunos foram classificadas conforme três categorias contemplando as principais ideias do pensamento sistêmico. Os resultados indicaram que todos os nove alunos apresentaram, em diferentes momentos da sequência e em diferentes níveis, uma visão sistêmica e contextualizada da fisiologia humana, pois associaram-na a fatores ambientais e sociais e ao tabagismo, relacionando diferentes processos fisiológicos em suas produções. Portanto, sugerem que a sequência de aulas elaborada pode ser considerada um potencial meio de promover mudanças nas concepções dos alunos do Ensino Médio acerca da fisiologia humana, podendo contribuir para uma visão mais sistêmica e integrada sobre ela.