Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Autor "Arranna, Luiz Gabriel Matheus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA formação do ethos e o processo discursivo das redações do Enem: análise do canal de Lucas FelpiArranna, Luiz Gabriel Matheus (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio –avalia os estudantes a partir dos conteúdos aprendidos durante o ensino médio e também é utilizado como ferramenta de ingresso para o ensino superior. Por meio disso, os alunos também utilizam suas notas para ingressarem em outras faculdades que não estão alocadas no Brasil. O exame exige uma redação dissertativa-argumentativa para verificar se os concorrentes têm aptidão com as normas padrões da língua portuguesa e, consequentemente, essas redações são avaliadas por avaliadores escolhidos pela própria banca. Nota-se que há dificuldades em realizar a redação do exame por parte dos alunos e, com isso, existe cursos disponibilizados no You-tube por ex-candidatos que ensinam outros concorrentes a desenvolverem, estruturarem e a escreverem uma redação de acordo com o que está sendo pedido pelo INEP. Isso implica em fazer com que os candidatos apenas decorem estruturas de redações notas 1000 disponibilizadas por esses criadores de conteúdos e, infelizmente, faz com que não haja uma representação da aprendizagem do estudante durante o seu ensino básico. Assim, depara-se com um youtuber intitulado Lucas Felpi, o qual também obteve uma boa nota e –atualmente –busca ensinar outros sujeitos a conseguirem notas similares, demonstrando estruturas e como desenvolver uma redação a partir do que é ensinado apenas em seus vídeos. Por essa ótica, o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira que Felpi cria o seu ethos para comercializar o seu curso de redações na plataforma de informações, destacando materiais que são passados por Lucas em seus vídeos e, especialmente, o que é falado.