Matemática (EAD) - TCC - FCI
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática (EAD) - TCC - FCI por Autor "Botelho, Wanessa Kato"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCMetodologias ativas e recursos digitais para o ensino de matemáticaBotelho, Wanessa Kato (2020)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho inicia-se descrevendo uma breve análise da sociedade da atual denominada “Sociedade da informação”, na sequência é abordado o perfil do aluno do século XXI a fim de compreender como devemos preparar esses alunos para um mundo volátil, conectado e cada vez mais tecnológico. Diante desse novo cenário, o trabalho propõe um estudo sobre as metodologias ativas e como estas podem auxiliar no desenvolvimento do aluno no que tange ao pensamento crítico e resolução de problemas para alcançar sucesso individual e coletivo, de acordo com as mudanças econômicas e sociais que se tem verificado a nível mundial. Apresentaremos um estudo sobre alguns tipos de metodologias, os recursos tecnológicos que podem ser combinados com elas e as possibilidades de benefícios nos processos de ensino aprendizagem. Como contribuição desta pesquisa, apresentaremos algumas estratégias de como sistematizar a aplicação destas metodologias contemporâneas, com apropriação de tecnologia para o ensino da matemática. Esta pesquisa revela como resultado a necessidade de incorporação de novas formas de aprender e ensinar, em especial ao ensino de matemática, e se vale deste estudo para revelar possibilidades de inserir recursos e metodologias que facilitem o processo de ensino aprendizagem. Este deslocamento permite pensar em ações que corresponda às competências e habilidades que os jovens terão de desenvolver para serem trabalhadores eficazes e cidadãos na sociedade do conhecimento do século XXI.