Quimica - TCC – EE Higienópolis
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Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Autor "Cibella, Rafaela Zalli"
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- TCCAdsorção de lítio no material bidimensional GE2SSECibella, Rafaela Zalli (2021-06-17)
Escola de Engenharia (EE)
Materiais bidimensionais possuem facilidade na sua síntese, alcance de alta densidade de energia, finura, alta superfície de contato, alta reatividade, alta resistência e flexibilidade, além de permitir fácil modificação e/ou inserção de íons. Devido a essas características esse tipo de material vem sendo muito estudado para a implementação em eletrodos de baterias. Nesse trabalho vamos estudar o material 2D Janus, Ge2SSe. Esse material pode ser empregado para criação de novos dispositivos eletrônicos em nanoescala. Trata-se de um material em que é feita uma quebra de simetria através de uma substituição de elementos de uma subcamada por elementos do mesmo grupo químico. Será analisado a diferença na adsorção do lítio em três matérias diferentes, sulfeto de germânio (GeS), seleneto de germânio (GeSe) e o material Janus (Ge2SSe). Este trabalho investiga via simulações feitas no software SIESTA a adsorção de lítio nos materiais, avaliando a perspectiva de sua implementação como eletrodo em baterias de íon de Li. - TCCImportância da química experimental no ensino médico: um estudo sobre duas realidades educacionaisSantos, Alicia Camacho; Souza, Aline Cordeiro; Cibella, Rafaela Zalli; Bozzo, Stella Bruno (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho visa analisar a importância das práticas experimentais nas aulas de química para alunos do ensino médio e como estas podem influenciar na aprendizagem significativa do discente. Foram analisadas duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, sendo que a escola pública possui laboratório devidamente equipado, e uma escola privada que não possui laboratório e os experimentos alternativos são aplicados em sala de aula. As autoras elaboraram quatro aulas experimentais para serem aplicadas, duas em cada escola, e assim poder analisar através de questionários e diários de bordo a percepção dos alunos e professores quanto a importância dos experimentos práticos em aulas de química. Após a aplicação foi possível verificar que a visualização do conteúdo de forma prática faz com que os alunos se engajem e declaram compreender melhor a matéria e se interessem mais pelas aulas. O estudo revela, ainda, o desafio que o docente contemporâneo tem para a promoção de aplicações experimentais regularmente que envolvem inúmeros fatores, inclusive o repensar a prática docente. A experiência de residência pedagógica e estágios educacionais também se revelaram importantes na troca de experiência entre alunos em formação e professores, como forma de motivação e ruptura de estruturas tradicionais de ensino.