Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
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Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Autor "Adão, Edson Elidio"
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- TeseRastros rizomáticos : um estudo curatorialAdão, Edson Elidio (2024-02-22)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A dimensão de uma poética e artisticidade de professoras-pesquisadoras-artistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem uma presença relevante com seus percursos de criação e rastros imagéticos. Isso possibilita um arcabouço teórico e metodológico nas pesquisas contemporâneas e no construto relevante de práxis que reverberam um legado rizomático como produtor de linguagem e tecnologias. Estas, por sua vez (participantes de projetos de pesquisas no campo das visualidades que dialogam com o Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT da Universidade Presbiterana Mackenzie, atuando com suas interfaces do ensino-aprendizagem-pesquisa no Mestrado e Doutorado), também têm atuação nos diversos cursos de Graduação da Instituição com obras advindas da pesquisa e relações interpessoais no campo do conhecimento. Apresentada em duas partes: 1ª - uma tese – catálogo; 2ª - projeção exposição - Rastros Rizomáticos: territórios expandidos. A presente tese teve como objetivo resgatar e inventariar o arco temporal de 2003-2023, a trajetória artística e a metodológica de professoras-pesquisadoras-artistas que trabalham na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Graduação e na Pós-graduação. Procurou-se observar como tal grupo cria latente expressividade artística e atmosfera de aprendizagem com formação crítico-criativa em suas aulas com relação aos seus projetos de pesquisas, dialogando com essas interfaces de relacionamento docente-discente. Foram acompanhadas 8 professoras-artistas-pesquisadores. O método desenvolvido foi de um estudo qualitativo, com a realização de entrevistas com questionário semiestruturado, dividido em dois blocos – questões matriciais e questões segmentadas. O questionário foi elaborado pelo pesquisador, seguido de encontros para coleta de dados de suas vivências com dimensões teóricas, metodológicas e imagéticas. As entrevistas foram respondidas de acordo com adequação das participantes, sendo por e-mail, áudio-transcrição por aplicativo (Inteligência Artificial [Take Blip – Vira texto]) e coleta imagética de suas criações artísticas. Na Construção de Tese-Catálogo foi elaborada uma curadoria-experimental de exposição de obras das professoras-artistas-pesquisadoras que fundamentam o desenho teórico-metodológico crítico-criativo-inventivo. Os processos criativos em pesquisas artísticas contemporâneas, compostas por produções de obras de arte (as quais foram desenvolvidas com as professoras-artistas-pesquisadoras), apresentam muitas conexões, expressividades, camadas, gavetas, peles, arquivos, traços, linhas que desenham e [re]desenham as múltiplas facetas e proposições culturais, pois advêm do construto de um campo artístico interdisciplinar que possibilita um panorama com envergadura de processos, visualidade & tecnologia, com interfaces de uma aprendizagem rizomática aos envolvidos da Graduação e da Pós-Graduação. A Tese-Catálogo é intitulada como “Rastros Rizomáticos: um Estudo Curatorial”, com o eixo curatorial de professoras(es)-artistas-pesquisadoras(es) a partir do conceito Artista-Curador com a Exposição, Rastros Rizomáticos: territórios expandidos.