Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
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Navegando Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) por Autor "Conterato, Luis Sergio Vieira"
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- DissertaçãoEgo lógico ou ego religioso: Kant, Dooyeweerd e a crítica transcendental da razãoConterato, Luis Sergio Vieira (2023-01-17)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho propõe uma aproximação entre a crítica transcendental da razão de Kant e Dooyeweerd com o objetivo de investigar interesses comuns e distanciamentos. Por um lado, há uma aproximação contextual, metodológica e semântica, mas, por outro lado, há um distanciamento contextual, conceitual e semântico. Esses distanciamentos marcam um afastamento entre Kant e Dooyeweerd, sobretudo em relação ao sujeito cognoscente. Se a epistemologia kantiana e dooyeweerdiana são diferentes é, em boa medida, porque suas noções de sujeito são distintas, ou seja, há uma ligação interna entre noção de sujeito e conhecimento em ambos os projetos de crítica transcendental da razão. A fim de se verificar a crítica de Dooyeweerd a crítica transcendental de Kant, busca-se apresentar ambos os projetos de crítica transcendental, sob a guia da noção de sujeito. Por fim, mostrar-se-á a crítica de Dooyeweerd ao Idealismo Transcendental, bem como a tensão que há entre Ego Lógico e Ego Religioso. Parte-se da hipótese de que, o subjetivismo epistemológico kantiano não toma em consideração a natureza religiosa do EU, tampouco a estrutura estabelecida por Deus na criação como condição de possibilidade do conhecimento e, por esta razão, Kant assume o dogma da autonomia religiosa do pensamento teórico. Portanto, conclui-se, de acordo com a análise dooyeweerdiana: o projeto de crítica transcendental de Kant errou ao tomar a razão como ponto de referência para a síntese teórica, porque ela é um dos termos da relação antitética. A realidade não-lógica pode ser explicada por categorias lógicas, não por causa de uma “razão pura”, mas porque sua unidade de significado, e todas as dimensões da realidade temporal estão concentradas no coração do homem, o ponto de referência que transcende a diversidade modal, que é o responsável pela síntese teórica.