Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Lopes, Edson Pereira"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO ensino religioso confessional protestante: discutindo a proposta comeniana de interação didático-pedagógicaArci, Michelle Razuck (2010-12-13)
Religião
Na Constituição de 1988 e a partir da promulgação da Lei nº. 9.475 de 22 de julho de 1997, que alterou o artigo 33 da LDB/1996, o Ensino Religioso passa a fazer parte da formação básica do cidadão, constituindo-se componente curricular das escolas públicas de Ensino Fundamental. Procurou-se, no presente estudo, encontrar a base constitucional da escola confessional e da educação confessional, concluindo-se que a Constituição Federal e os direitos nela reconhecidos, garantem a existência, a funcionalidade e exiquibilidade da educação confessional no Brasil contemporâneo. As aulas de Ensino Religioso na modalidade confessional, não pode ser limitada a apenas práticas litúrgicas, uma vez que a escola não é uma extensão da igreja. Todavia, o postulado central da educação confessional protestante e, logo, do ensino religioso confessional protestante, jaz na formação integral do aluno e o método é a indissociabilidade do ensino, da moral e da piedade, tratando-se de uma visão integrada e integradora. O presente estudo teve como objetivo identificar a indissociabilidade do ensino, da moral, e da piedade como princípio fundamental para as aulas de Ensino Religioso Protestante e para a formação da personalidade, por meio do ensino da fé. No caminho para atingir tal objetivo, foi necessário discorrer acerca da evolução histórica e legislativa do Ensino Religioso nas Constituições Brasileiras e nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como identificar as principais ideias e práticas em torno desta disciplina, além de buscar a base constitucional para a existência e exequibilidade da educação confessional. Em seguida, procurou-se também descrever a proposta educacional de Comenius para a formação plena do aluno, no âmbito educacional, social, moral, ético e religioso, para num terceiro momento identificar a indissociabilidade do ensino, da moral e da piedade como princípio fundamental do ensino confessional protestante. - DissertaçãoNomadismo feminino no campo religioso pentecostalBetim, Kelen Ribeiro (2012-02-27)
Religião
O trabalho tem como objetivo discutir o nomadismo feminino no campo religioso Pentecostal, o pastorado feminino no pentecostalismo evangélico. A função das mulheres enquanto agente de liderança na esfera religiosa permite a discussão sobre a possibilidade do universo religioso como um espaço de alterações significativas no que se refere a uma diminuição das diferenças entre os gêneros da atualidade. A participação da mulher como agente de liderança das igrejas pentecostais, bem como à autonomia é interpretada como uma nova opção para as mulheres além do espaço doméstico, entretanto, pretendemos esclarecer a existência e ocorrência de estabelecimento de limitações impostas e inseridas na hierarquia de poder feminino dessas denominações religiosas, verificando se são frutos de uma estrutura hierarquizante pensada não na perspectiva do universo feminino, mas a partir do universo masculino. - DissertaçãoO papel da educação na consolidação do protestantismo brasileiro: um estudo da obra The Republic of Brazil, do teólogo-educador Erasmo BragaAnacleto, Antonio Carlos (2012-08-08)
Religião
Erasmo Braga se destaca no cenário religioso reformado brasileiro e latino-americano por ter sido um dos seus mais notáveis líderes no início do século XX e por suas ideias pedagógicas e educacionais apresentadas à sociedade brasileira. Para Braga, havia uma possível e proveitosa aproximação entre religião e educação que geraria bons frutos para a sociedade brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo observar no pensamento do teólogo-educador Erasmo Braga a relação existente entre a educação e a consolidação do protestantismo no Brasil no período republicano e suas consequências primárias à sociedade brasileira da época, tendo como foco sua obra The Republic of Brazil. Para tal, a pesquisa é dividida em três capítulos. O primeiro capítulo observa o modo como a teologia reformada calvinista se fez presente por meio do seu engajamento social-pedagógico. Este capítulo enfatiza o princípio educacional desenvolvido por João Calvino e as principais influências que este modelo pedagógico trouxe para a Europa do século XVI. O segundo capítulo identifica a ênfase que o protestantismo brasileiro deu à educação em sua práxis teológica ao fundar escolas, colégios, seminários e jornais, como também em utilizar os meios escritos para difundir seus ensinos e incentivar a alfabetização e o desenvolvimento escolar de seus fiéis. Já o terceiro capítulo, ao apresentar como pano de fundo a vida do teólogo-educador Erasmo Braga e a realidade da sociedade brasileira de seu tempo, visa compreender o seu pensamento com relação aos benefícios da educação na consolidação da missão protestante em terras brasileiras em dois níveis: a transformação social e o evangelismo. - DissertaçãoPaulo Freire e a teologia da libertação: aproximaçõesMartins, Eduardo Simões (2010-08-23)
Religião
Paulo Freire é um dos principais educadores brasileiros, mas, o que seus estudiosos mais enfatizam são suas preocupações pedagógicas. Entretanto, em seus escritos, percebem-se incidências significativas de uma terminologia teológica. Ainda que Freire não se identifique como teólogo, afirma ser alguém enfeitiçado pela teologia. Considera que as ideias que se têm, ocorrem sempre a partir das crenças pessoais. Portanto, em seu pensamente pedagógico, não vê problema em se manifestar como homem de fé e esperança, que luta pelo que acredita; mas, compreende que a religião pode funcionar como oposição à humanização, promovendo a determinação e o conformismo de homem, como empecilho à vocação para mudança. Paulo Freire afirma não ter se sentido tentado a deixar de ser ou deixar de existir; por causa disso, ainda não se considera um cólico completo. Freire declara-se um cristão apaixonado, identificando como cem por cento revolucionária, humana e libertadora e, portanto, engajada e utópica; defende uma pedagogia marcada, em muitos aspectos, pela teologia, embora sua preocupação principal seja com educação. A partir dessa perspectiva, e por ser, o campo religioso brasileiro, o foco da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, esta pesquisa explicitou, tendo como fundamento a Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança, que é possível encontrar princípios e elementos teológicos na pedagogia de Paulo Freire. - DissertaçãoA Práxis reformada e o desenvolvimento educacional do Brasil na segunda metade do século XIXCarmo, César Guimarães do (2012-02-13)
Religião
Este texto reflete, a partir das Ciências da Religião, sobre a práxis reformada e o desenvolvimento educacional do Brasil na segunda metade do século XIX. Aborda como tema central, os pressupostos da práxis Reformada ligadas à educação, e examina secundariamente a práxis da Igreja Católica Apostólica Romana quanto ao mesmo tema. Verificou-se a presença e a atuação da Igreja Católica através dos jesuítas: seus métodos e resultados de sua atuação até a expulsão em 1760, no contexto das reformas pombalinas. Observou-se que a Reforma do Século XVI trouxe em seu bojo uma nova visão de inserção do indivíduo na sociedade, onde ele deveria cumprir sua missão divina. O fiel foi convocado a louvar a Deus e servi-lo no mundo e em cada aspecto da vida e desenvolver as habilidades concedidas por Deus, não somente na religião, mas na política, na ciência, na arte, na educação, enfim, em todas as esferas, nas quais Deus é servido, por meio da atividade humana. Este pensamento, verificado principalmente em Calvino, norteou a conduta dos primeiros missionários nas terras brasileiras, especialmente, dos presbiterianos, foco desta pesquisa. Eles desenvolveram a práxis reformada na construção de uma relação com o mundo, que o transforma. Fundamentaram-na através de uma experiência espiritual autêntica, não em um conhecimento obscuro, mas no desenvolvimento das obras e na vida prática, distanciando-se do escolasticismo e do aristotelismo. Entenderam, a partir do pensamento reformado, a educação como ferramenta necessária para o desenvolvimento da fé e transformação social. A educação, visava portanto, formar homens com valores morais que se envolveriam nos deveres para com Deus, para consigo mesmo, para com o seu próximo e para com a sua pátria. Os resultados obtidos foram evidenciados com a fundação e a história do Instituto Presbiteriano Mackenzie e do Instituto Presbiteriano Gammon. - DissertaçãoProjeto Criança Feliz: um estudo de caso da aplicação da cosmovisão calvinista de ação socialVasconcelos, Marisa de (2014-02-20)
Religião
A presente pesquisa tem como seu objetivo principal promover uma reflexão sobre a aplicação da Cosmovisão Calvinista de Ação Social para o Projeto Social Criança Feliz e seus protagonistas na Igreja Presbiteriana de Vila Buenos Aires, igreja que pertence ao Presbitério Leste de São Paulo na capital paulista, concílio este da Igreja Presbiteriana do Brasil. Algumas ações foram pertinentes ao tema proposto: a abordagem qualitativa, os procedimentos históricos e comparativos, junto a uma pesquisa exploratória e descritiva apoiaram o Estudo de Caso em sua análise, interpretação e avaliação sobre o Projeto Criança Feliz. Neste sentido, em sua primeira ação se conhece quais os fundamentos da Cosmovisão Calvinista para Ação Social e sua aplicação. A segunda ação apresenta a relevância e viabilidade de Projetos Sociais para Igrejas Presbiterianas no atual contexto social como prática de ação social para a igreja local e sociedade. A terceira ação analisa, interpreta e avalia os dados e relatos coletados no Estudo de Caso do Projeto Criança Feliz, mediante instrumentos de avaliação sugeridos pelo Manual de Avaliação de Projetos Sociais da autoria de Eduardo Marino, do Instituto Ayrton Senna. Deste modo, constata-se que a Cosmovisão Calvinista está ancorada no conceito de criação, queda e redenção e aponta para ação e missão integral da Igreja em relação ao homem reconhecido à imagem e semelhança de Deus, sendo seu objetivo maior a glória de Deus manifesta em tudo e em todos. Reconhece-se a relevância e viabilidade de Projetos Sociais em Igrejas Presbiterianas como uma forma de legitimar a missão integral no processo de evangelização, como expressão de solidariedade e amor ao próximo e como manifestação da vontade soberana de Deus de redimir o homem caído em todas as áreas de sua vida. Ressalta-se que a prática pedagógica deve orientar e permear todos os Projetos Sociais em sua elaboração, implementação e operacionalização, como toda a ação socioeducativa voltada para os campos de experiência que ainda são excludentes em nossa sociedade. Ao concretizar essas ações considera-se plausível e relevante a aplicação da Cosmovisão Calvinista de Ação Social para Projetos Sociais e seus protagonistas na Igreja Presbiteriana de Vila Buenos Aires para ao atual contexto social. - DissertaçãoRaimundo Lúlio e as missões cristãs aos muçulmanosMontenegro Neto, Raimundo Monteiro (2010-08-19)
Religião
Raimundo Lúlio, um cidadão catalão do séc. XIII, desenvolveu um projeto teóricoprático de missões (missiologia luliana) baseado em um vasto trabalho filosófico, literário e apologético em prol da cristianização do mundo a ser alcançada por intermédio da argumentação e demonstração racional da superioridade da fé cristã católica sobre as demais religiões. A missiologia luliana implicava primordialmente a conversão dos adeptos de outras religiões ao cristianismo, especialmente os muçulmanos, mas também incluía a restauração da cristandade através da educação nos seus próprios valores. As tensões entre cristãos e muçulmanos eram grandes nos dias de Lúlio e ainda hoje as missões cristãs aos islâmicos continua sendo um grande desafio. A falta de um diálogo franco e de um debate objetivo de idéias que tenham mútuos respeito, audição e conhecimento ainda têm marcado a relação entre os seguidores de Cristo e os de Maomé. A missiologia luliana buscou, no âmbito dos limites dos seus dias, vencer estas resistências através do diálogo e da alteridade e é aqui apresentada como um paradigma histórico relevante para a realização contemporânea de missões cristãs aos muçulmanos. O reconhecimento daquele distante cenário medieval é necessário para o devido entendimento das polêmicas e críticas à missiologia luliana, assim como para o reconhecimento da sua natureza vanguardista, como se busca demonstrar nesta pesquisa. - DissertaçãoRelação do homem com a natureza no pensamento de João Amós ComeniusHeiderich, Carloman Cordovil (2011-02-25)
Religião
In recent years it comes growing the quarrel around the ambient questions. Test of this is in the fact of that the year of 2010 was declared, for the Organization of United Nations (ONU), the year of Biodiversity. As its official site is about a celebration of the life in the land and the valuation of the diversity of the life. In the reply the question how much at the rate of the ONU to have chosen the year of 2010, explicit one that the man is integrant part of the nature and has the power to protect it or to destroy it. The present research has as deep cloth of the reflection that involves the environment and the year of Biodiversity. Initially the intention was to use the term environment in the comeniano thought, however, for if dealing with a term of the current society, it was understood that more it would be adjusted, to discourse regarding the relation of the man with the nature, having as focus two workmanships of John Comenius: Great Didactics and Pampaedia. Therefore, it had as objective principal of the research to identify in the thought of John Comenius the relation of the man of the one with the nature. For in such a way, it was broken of the norteador principle of that John Comenius demonstrated in the Great Didactics and in its Pampaedia he had concern in waving for its world that an improper relation of the man with the nature, over all, when this of it if uses for exploratórios ends and incompatible with the purpose for which she was servant, it makes with that it suffers and with it the human being. - DissertaçãoReligiosidade popular: peregrinação e vínculos de solidariedade na Romaria Pirapora do Bom JesusReis, Antonio Carlos dos (2012-04-03)
Religião
A tradicional Romaria Pirapora do Bom Jesus, cujas origens remontam a 1942, é uma das mais importantes manifestações populares no munícipio de Franco da Rocha, São Paulo. Tomando-a como recorte empírico, esta dissertação tem como objetivo compreender dois aspectos da religiosidade popular: o primeiro consiste em verificar sua importância no processo de formação política e social de Franco da Rocha, contrapondo-se a ideia de que a Romaria é uma tradição religiosa ultrapassada em relação ao processo de modernização. O segundo objetivo trata de interpretar a Romaria como um ritual de peregrinação por meio do qual os romeiros compartilham um conjunto de valores tradicionais, estabelecendo uma identidade coletiva, conhecida como festeiros . Sustenta-se a hipótese de que esta romaria tem como função social condensar vínculos de solidariedade entre os romeiros, sendo interpretada aqui como depositária de valores culturais , reatualizados pelos romeiros por ocasião das festas ou ritos de peregrinação. A fim de interpretar estes elementos, esta dissertação privilegia um diálogo interdisciplinar entre Ciências Sociais e Ciências da Religião, de modo que seja possível fazer uma leitura da experiência religiosa; além disso, busca-se fundamentar esta discussão com dados históricos. - DissertaçãoTeologia no Proslogion de Anselmo de CantuáriaAthayde, Emmanuel Roberto Leal de (2011-02-15)
Religião
Anselmo de Cantuária é um personagem da Idade Média, considerado o pai da escolástica. Arcebispo da Catedral de Cantuária, que ficou conhecido basicamente pelo seu argumento denominado posteriormente de ontológico, que visava apresentar, valendo-se de conceitos filosóficos, um argumento único capaz de demonstrar a existência de Deus. Esse argumento único encontra-se no Proslogion, uma obra que trata da existência de um ser do qual é possível pensar nada maior , considerada uma simplificação do Monologion, seu escrito anterior. Ao ler Anselmo, observa-se explicitamente sua intenção de tratar da fé e da razão, pois, valendo-se de um argumento racional, buscou explicar aquilo que previamente já cria. Há algumas pesquisas sobre Anselmo e seu argumento, contudo, observou-se que seus pressupostos filosóficos são comumente ressaltados, sem, contudo, explorar as questões teológicas. Partindo dessa constatação, esta pesquisa objetivou demonstrar que o autor medieval expõe algumas ideias teológicas que estão presentes no Proslogion, e sob essa perspectiva deu-se a pesquisa, explicitando suas questões teológicas em sua obra específica, sob comentários da teologia dogmática protestante contemporânea. Além disso, refletir sobre o seu ambiente medieval, no que diz respeito à cultura, sociedade, contexto eclesiástico, pressupostos teológicos e filosóficos, enfim, entre outras questões, ajudam a compreender melhor o pensamento anselmiano.