Gestão de Projetos - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Gestão de Projetos - Monografia - EE Higienópolis por Orientador "Nunes, Élida Jacomini"
Agora exibindo 1 - 20 de 31
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaO ciclo PDCA como técnica para implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA) : um estudo sobre gestão de pessoasBraulino, Caroline de Fatima (2011)O trabalho aborda o estudo da gestão de pessoas e do comportamento organizacional, com foco nas necessidades do colaborador, a fim de identificar fatores relevantes para a implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa será criada com o auxílio de uma ferramenta de gestão de qualidade criada por Walter A. Shewart, modificada e disseminada por William Edward Deming, o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check- Act). O objetivo do trabalho condiz em identificar os principais pontos da gestão de pessoas e entender o comportamento e o clima organizacional de uma organização para enriquecer o estudo de caso sobre a atual situação de uma instituição de ensino. Ao obter informações sobre a estrutura e a estratégia de desenvolvimento da Fundação, por meio de entrevista e análise do ambiente, um modelo de pesquisa de clima organizacional será desenvolvido com base em elementos que são considerados essenciais para aperfeiçoamento e evolução da organização, a fim de reconhecer e executar mudanças necessárias para o sucesso do negócio e satisfação do quadro colaborativo.
- MonografiaComo gerir a geração YCunha, Lilian Paiva Pereira da (2013)O objetivo deste estudo é abordar a gestão de pessoas com ênfase na geração Y, discutindo o impacto desta geração no ambiente de trabalho. O estudo foi baseado em uma revisão de literatura sobre o tema. O ingresso da geração Y no mercado de trabalho tornou o ambiente de trabalho mais dinâmico, em termos de comunicação e uso das tecnologias, sobretudo, de redes sociais. Para receber os jovens da geração Y e, posteriormente, os jovens da geração Z as empresas devem investir em tecnologia de ponta; melhoria dos processos de comunicação empresarial; gestão do conhecimento; gestão de talentos; motivação dos funcionários; e transição de carreiras como uma nova forma de gestão de pessoas para a geração Y. Concluiu-se que a gestão da geração Y deve ser dinâmica, voltada para a motivação dos funcionários, baseada em estratégias voltadas para as perspectivas da cultura organizacional; para as perspectivas dos trabalhadores; e para as perspectivas de liderança no ambiente organizacional. A empresa também deve manter um plano de transição de carreiras, para que o jovem da geração Y reconheça o compromisso da empresa para com seus funcionários.
- MonografiaCultura organizacional na gestão de pessoasUchida, Adriana Yukari (2009)A cultura se faz presente no dia-a-dia, e no ambiente de trabalho é cada vez maior a interação com pessoas de diferentes culturas, principalmente pela globalização e constantes processos de fusão e compra de empresas. Com isso, torna-se cada vez mais importante considerar este fator cultural na tomada de decisões de como conduzir as pessoas nos projetos. Por isso, nesta monografia, serão apresentados fatos que enfatizam e sustentam a importância da análise do fator cultural na gestão de pessoas nas organizações.
- MonografiaCustos em projetos de TI : como estimar, determinar e controlar custos para projetos de softwaresMarin, Leandro Ap. Papai (2012)Conforme publicação feita pela Harvad Business Review, (HAZRATI, 2011), os projetos de TI têm passado do orçamento estimado em cerca de 200% e tiveram atrasos de 70% dos projetos. Os resultados mostram que os projetos de TI são muitos mais arriscados do que se imagina e custam muito caro para as organizações e que podem até acabar com a saúde financeira das empresas. Este trabalho foi realizado com o intuito de mostrar as principais técnicas de estimativas e métrica de um projeto de TI. As diferentes formas de tratar cada peculiaridade de um projeto de TI podem fazer adotar diferentes formas de estimativas e métricas. Com uma estimativa mais assertiva o gerente de projeto terá um orçamento mais enxuto e a organizações terão uma visão mais claro de quanto o projeto terá de gasto e conseguindo implementar o produto ou serviço final. Também são abordadas as principais técnicas e ferramentas utilizadas para estimativa de projeto de TI como COCOMO II e Pontos por função e além de abordar o controle de custo durante do projeto usando o Valor Agregado.
- MonografiaDefesa de investimentos na condução de projetos bancáriosPaparelli Junior, Mauro (2013-08-29)O objetivo deste estudo é abordar a importância de investimentos em projetos bancários. O estudo foi baseado em uma revisão de literatura sobre o tema. Concluiu-se que os métodos de avaliação de investimentos são de suma importância para a defesa de investimentos em projetos bancários, inclusive no que se refere ao financiamento de projetos de investimentos, pois, nesse caso, além do risco de retorno, existe o risco de crédito. É possível afirmar que o mercado financeiro é altamente dinâmico e mutável, gerando fatores de incertezas que devem ser incorporados ao processo de análise de riscos – como fatores de risco, após serem quantificados. A partir do emprego de análise de investimentos e da quantificação de riscos, uma vez que o projeto bancário tenha apresentado resultados satisfatórios, acredita-se que a instituição deve realizar o investimento.
- MonografiaO desafio de uma liderança eficazRodrigues, Eliane Lima (2011)Liderança é um assunto muito amplo para a qual existem diversas teorias e explicações. Descobrir como a liderança influência no ambiente de trabalho e como líderes e liderados são responsáveis pela produtividade de uma empresa é um desafio a ser alcançado, assim como entender as diversas formas de liderar e os diversos tipos de líderes, por isso, nesse estudo são mostradas algumas características para uma liderança eficaz, alguns estilos de liderança e como cada estilo afeta a sua gestão e a rotina de sua equipe. O estudo mostra ainda como a influência do líder é recebida e como um líder influente pode conquistar o poder sem o uso de força ou coação. As práticas necessárias para uma liderança eficaz também são abordadas, verificando como o ambiente de trabalho afeta a liderança e como as ações do líder afetam toda uma organização, mostra como os líderes influenciam no comportamento e na produtividade de seus liderados e com isso afetam diretamente os resultados das empresas.
- MonografiaElementos da boa comunicação a serem aplicados em um canteiro de obrasGrecco, Fabiana dos Santos (2011)Nesta monografia é abordada a falta de comunicação que existe dentro de um canteiro de obras, mostrando que podemos mudar este quadro fazendo com que os líderes se conscientizem de que as mudanças ocorrem de cima para baixo e que faz parte da nossa obrigação cada vez mais deixar as informações claras, objetivas e circulando de uma maneira que todos tenham acesso ao conteúdo do que ocorre dentro de um canteiro de obras, cujo cenário é bastante dinâmico e que constantemente recebe informações importantes para o andamento da obra, e por falta de uma comunicação eficiente, na maioria dos casos os erros em obra acontecem de uma maneira simples e que muitas vezes ocasiona aumento do custo e do cronograma do empreendimento. Abordando este assunto de uma forma simples e clara, propondo-se mudanças simples que podem auxiliar o processo de comunicação, como, por exemplo, manter na obra murais com as plantas, indicando o desenvolvimento da obra e suas mudanças, estes murais devem estar diariamente atualizados, pois será a chave da informação que chegará aos patamares inferiores e que auxiliará no entendimento a nas tomadas de decisões. Esta monografia se baseia nos princípios do Gerenciamento das Comunicações, baseadas no Guia PMBOK1, capítulo 10, enfatizando as boas práticas usadas na comunicação. Todo o estudo aqui apresentado está embasado no método de pesquisa teórica, as principais colocações sobre o assunto serão acompanhadas de citações que irão comprovar o desenvolvimento de toda a monografia.
- MonografiaEstudo de gerenciamento de riscos para projetos de inclusão digital na rede Estadual de ensinoSilva, Nataliane Martins da (2012)Gestão de Projetos é uma área ampla que envolve diversas áreas do conhecimento. A área a ser abordada será Gestão de Riscos, essa área do conhecimento nos últimos anos vem ganhado bastante espaço na Metodologia de Projetos. Os projetos estão sujeitos a inúmeras incertezas dentro do meio a qual se encontram, uma forma de conviver com eles da melhor maneira possível é através do Gerenciamento de Riscos. Através deste Gerenciamento é possível avaliar os riscos positivos e negativos e seu respectivo impacto no projeto, para que essa análise seja completa é interessante identificar, classificar, mensurar o impacto dos riscos e em seguida propor ações a serem tomadas, que podem representar a maximização de uma oportunidade ou a minimização de uma ameaça. O presente trabalho relaciona a importância do estudo dos riscos em relação a inclusão digital, demonstrando o valor deste assunto nos dias atuais, além das mudanças proporcionadas. O estudo de caso foi realizado em cima de um projeto de inclusão digital que abrange mais de 3500 escolas no Estado de São Paulo. A partir deste contexto, o presente estudo teve o foco nas práticas do PMBOK aplicadas no estudo de caso. Através do levantamento e análise das informações do estudo de caso foi possível a criação prévia de um plano de gerenciamento de riscos, do qual tem como base um questionário aplicado dentro da organização e o levantamento de fatos já ocorridos.
- MonografiaEstudo do gerenciamento de projeto como ferramenta para a geração de inteligência corporativaVentura, Tiago Barbano (2013-08-29)As constantes mudanças no cenário empresarial acarretam transformações em todas as áreas do conhecimento. Uma das áreas que mais sofreu modificações foi a Gestão de Projetos, sobretudo com a necessidade de alinhar as iniciativas das empresas com o Planejamento Estratégico, pois alguns conceitos utilizados não são capazes de atender às novas demandas. Entretanto o Planejamento Estratégico utilizado pelas empresas de forma isolada não é suficiente para garantir o alinhamento em sua totalidade. Desta forma o controle sobre o conhecimento é de vital importância, denominado como Gestão do Conhecimento. A junção do Planejamento Estratégico e Gestão do Conhecimento proporciona a criação de objetivos estratégicos mais aderentes, pois as informações disponibilizadas são fidedignas e referentes à empresa. Agregando a Gestão de Projetos à Gestão do Conhecimento é possível identificar os valores agregados gerados pelos projetos e reutilizá-los no Planejamento Estratégico e no seu alinhamento. A partir deste contexto, o presente estudo pautou-se no levantamento e análise das metodologias e boas práticas utilizadas no mercado para a Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento, bem como o Planejamento Estratégico. A análise deste mapeamento permitiu averiguar as lacunas no alinhamento estratégico e a geração do conhecimento através dos projetos para atender as necessidades das grandes organizações.
- MonografiaUm estudo sobre as melhores práticas de gestão de projetos nas organizações : uma comparação entre as metodologias tradicional e ágilKamimura, Camila Gomes (2009)Este estudo aborda a importância das metodologias de Gestão de Projetos utilizadas nas corporações do segmento de Tecnologia da Informação como instrumento para obtenção de inovação e diferenciação frente ao mercado competitivo. Analisa a Gestão de Projetos Tradicional e a Gestão Ágil de Projetos com olhar crítico, a fim de identificar vantagens e deficiências de cada método. Verifica as práticas mais comuns adotadas pelas empresas de TI e contextualiza a aplicação dos métodos, com o intuito de maximizar as taxas de sucesso em projetos deste segmento.
- MonografiaGerência de projetos de software utilizando PMBOK(PMI) e RUPKis, Anderson Smerine (2013-06-25)Este trabalho terá como objeto de estudo a combinação dos conceitos e metodologias estudados pelo PMI1 disponibilizados no PMBOK2 com o RUP3, como forma de concretizar a viabilização de um caminho para se alcançarem objetivos dentro de uma empresa/instituição de desenvolvimento de software em termos de qualidade. Apresenta uma breve discussão sobre a Qualidade de Software obtida, seja no seu processo submetido, seja no produto final, ressaltando o CMM4 e o CMMI5.
- MonografiaGerenciamento das comunicações do projeto utilizando a ferramenta de colaboração Microsoft SharepointOliveira, Marcelo Rodrigues Bolló (2012)O Microsoft Sharepoint é uma ferramenta com diversas funcionalidades, podendo ser classificado como uma ferramenta colaborativa acessível a partir de um web site. Este trabalho procurou mostrar através do estudo de caso de uma empresa brasileira de desenvolvimento de softwares para indústria gráfica a utilização do Microsoft Sharepoint no gerenciamento das comunicações do projeto segundo o Guia PMBOK. Fizemos uma breve descrição dos conceitos de projeto e pessoas envolvidas, utilizando exemplos para facilitar a compreensão; em seguida abordamos o conceito de ciclo de vida do projeto juntamente com suas fases, fornecendo subsídios para abordamos o gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK, com os processos e áreas do conhecimento fornecidos por ele. Abordamos a figura do gerente de projetos com suas características e aptidões, onde considerando uma das aptidões, demonstramos como as organizações avaliam os gerentes de projeto e as comunicações juntamente com as barreiras que os envolvem. Ainda conceituamos o gerenciamento das comunicações do projeto segundo o Guia PMBOK, com os processos, ferramentas e técnicas sugeridas; o processo de colaboração e as ferramentas colaborativas, destacando a ferramenta Microsoft Sharepoint com suas funcionalidades e requisitos. Por fim, apresentamos o estudo de caso da empresa Núcleo Loguin, que utiliza a ferramenta colaborativa Microsoft Sharepoint para o gerenciamento das comunicações do projeto segundo do Guia PMBOK em seus projetos. Assim, procuramos mostrar ao longo deste trabalho que o Microsoft Sharepoint pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar gerentes de projetos no gerenciamento das comunicações do projeto.
- MonografiaGerenciamento de escopo em projeto : tecnologia de informaçãoRuiz, Carlos Antonio (2011)Este trabalho objetiva mostrar a importância do envolvimento do profissional de TI na gestão empresarial, exercendo de forma eficaz a governança da tecnologia da informação. Demonstrar por meio de referencial teórico o conceito de gestão estratégica organizacional. Mostrar o conceito de TI e suas características e evolução. Analisar os fatores organizacionais e quais conseqüências traz o processo de implantação de sistemas de tecnologia da informação, e mostrar ainda como a tecnologia da informação pode reduzir a dependência da organização sobre habilidade e motivação dos indivíduos em certos cargos ou aumentar a necessidade de empregados internamente motivados e altamente competentes. O trabalho foi desenvolvido a partir da utilização de pesquisa bibliográfica, livros específicos sobre Tecnologia da Informação, gestão estratégica, entre outros pertinentes ao tema. O presente trabalho é um estudo exploratório, que pretende mostrar como as empresas se comportam diante do novo cenário, onde a tecnologia da informação se tornou um fator relevante na competitividade empresarial.
- MonografiaGestão da comunicação : eficácia e elementos determinantesNovais, Ana Paula de (2013-06-21)A pesquisa pautou-se em identificar, listar e classificar os impactos da comunicação na gestão de projetos com base na análise de informações documentais relacionadas à comunicação como a inteligência emocional, a linguagem corporal e gestão de conflitos. Todas as informações estão focadas na comunicação empresarial, visando obter impactos positivos na área de gerenciamento da comunicação em Gestão de Projetos com atos, atitudes e habilidades que o gerente responsável tem que seguir para se comunicar de uma forma mais eficaz com a equipe, os envolvidos e os interessados no projeto. O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK® - (2008)) desenvolvido pelo instituto PMI, que teve sua quarta edição publicada em 2008, foi utilizado como instrumento norteador dos estudos, além de obras específicas de autores que focam informações a respeito das habilidades mencionadas acima. Para melhorar a atuação do gerente de projetos foram propostas algumas ações proativas, para evitar o conflito no momento da comunicação e foram listadas opções para neutralizar os impactos negativos de uma comunicação mal direcionada.
- MonografiaA gestão de carreira como ferramenta na gestão de projeto pessoalSouza, Felipe Eduardo Zerbinati de (2012)A gestão de pessoas busca continuamente formas e aplicações de táticas que desenvolvam a renovação, a adaptabilidade e a flexibilidade das organizações. O presente estudo pretende apresentar as novas oportunidades de carreira que se desviem da tradicional execução formal do trabalho e possam conduzir o trabalhador ao planejamento ativo de sua carreira. A identificação da construção da carreira para os indivíduos é de fundamental importância para a obtenção do sucesso profissional, principal preocupação contemporânea do trabalhador que planeja a sua carreira. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do assunto a partir dos principais autores da literatura nacional e internacional sobre o tema em questão, sendo consultados livros, artigos científicos e sites da Internet, constituindo-se um ensaio teórico. O referencial teórico para viabilizar o estudo tratou dos tópicos: carreira tradicional, gestão de carreiras, novos desenhos de carreiras, novas modalidades de carreira e carreira proteana. Assim sendo, especulam-se as tendências da carreira do profissional contemporâneo, e os caminhos futuros na construção da carreira pela própria pessoa ou entre ela e a organização.
- MonografiaGestão de pessoas : um estudo sobre a relação da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a motivação do profissionalMartins, Adriana Andrade (2013-06-21)A motivação e a qualidade de vida no trabalho proporcionam uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho e, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre à compreensão das necessidades dos funcionários. A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que são: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional. Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade total. Acompanhando esta qualidade total também surgiu a QVT, que está focalizada no potencial humano e no meio que convive em todos os sentidos. Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo.
- MonografiaGestão de pessoas no ambiente de projetos : enfoque no treinamento e desenvolvimento de pessoas na organizaçãoSá, Cilene Donato (2011)O treinamento e desenvolvimento de pessoas permite a exaltação dos conhecimentos e habilidades de cada pessoa individualmente, a abertura de um grande leque de possibilidades ao se identificar habilidades correspondentes às áreas de trabalho necessárias. A especialização e qualidade do serviço aumentam consideravelmente, e o valor agregado de toda a organização é elevado, com isto consequentemente seu poder de competitividade aumenta garantindo assim, a conquista de mais espaço no mercado e a fidelização de clientes. A boa execução de um projeto e sua concretização de acordo com o cronograma definido demanda uma alta especialização de todos os envolvidos, e isto é possível através de um programa de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, porém, é necessário que este programa seja executado por profissionais da área de Gestão de Pessoas, familiarizados com este processo e cientes das metas a serem alcançadas. Este estudo foi realizado para possibilitar o conhecimento de treinamento e desenvolvimento de pessoas não só para gestores da área de Gestão de Projetos, mas qualquer área que envolva pessoas, fornecendo uma ferramenta que agrega valor á toda organização capacitando profissionais para o melhor desempenho de suas funções.
- MonografiaGestão de qualidade : atendimento ao cliente em rede bancáriaKimura, Klaus Keiti (2011)Este estudo visa contribuir para a discussão sobre como a qualidade nos bancos beneficia a excelência no atendimento ao cliente. Nos dias atuais a preocupação com a qualidade é muita grande para os administradores das instituições bancárias. A insatisfação com o serviço oferecido pelos bancos pode ocorrer pela falta de comprometimento com seus clientes, e desse modo os clientes podem procurar por outra empresa que lida com as pessoas de um modo que todas as suas solicitações sejam solucionadas com dedicação, cuidado, respeito e confiança. É notável que as instituições bancárias que investem na melhoria em métodos de relacionamento com os clientes, acabam conquistando a credibilidade, lealdade e confiança por parte deles. As instituições tentam duramente ressaltar os fatores que justificam a aplicação de práticas no atendimento ao cliente para melhorar os seus serviços. O conteúdo usado neste trabalho permitirá o leitor visualizar os benefícios dessas práticas quando forem aplicadas dentro da empresa para desenvolver um bom relacionamento com os clientes. Este trabalho conscientizará as pessoas que agir neste quesito pode ser uma das principais ferramentas para atingir o sucesso de qualquer negócio e a excelência no atendimento ao cliente.
- MonografiaGestão de tempo e sua influência na qualidade de vida da sociedade produtiva do séc. XXISilva, Fabíola Stehlik Pereira da (2013-08-28)Aborda a questão da falta de tempo e do estresse que contribuem para uma má qualidade de vida. Define o conceito de tempo, qualidade de vida, pressa, estresse e demais conceitos que surgiram com a necessidade de administração do tempo. Expõe como essa necessidade influencia de forma negativa na saúde explicando sintomas de possíveis doenças. Apresenta diversos papéis exigidos na sociedade moderna. Relata opiniões sobre a falta de tempo no cotidiano. Sugere uma reflexão em relação aos papéis exigidos pela vida. Apresenta os desperdiçadores de tempo. Oferece formas de otimização de tarefas e planejamento. Sugere a reflexão e planos para alteração do estilo de vida. Oferece exercícios para trabalhar a imaginação e concentração. Conclui definindo como deve-se trabalhar a questão da falta de tempo.
- MonografiaGestão do conhecimento : o desafio de compartilhar o conhecimento de profissionais da tecnologia da informação integrado a estratégia empresarialCruz, Emerson Barros Pereira da (2013-07-04)Este estudo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre o desafio de compartilhar o conhecimento de profissionais da Tecnologia da Informação, que é um instrumento fundamental para apoiar e dar sustentabilidade aos negócios das empresas. O conhecimento tem se tornado uma das competências essenciais para a competitividade das empresas e nesse contexto, o conhecimento dos profissionais da Tecnologia da Informação passa a ser um ativo importante, pois quando esse conhecimento não está disponível, pode gerar prejuízos às empresas através da diminuição da qualidade ou aumento dos prazos das entregas, gerando insatisfação dos usuários e clientes ou mesmo o lançamento de produtos depois dos concorrentes. Os portais corporativos surgiram como ferramenta importante no apoio a Gestão do Conhecimento pela facilidade de acesso, padronização, ferramentas de busca e pela facilidade de publicação de conteúdos. Utilizando-se dessa ferramenta, as empresas podem estimular seus profissionais a compartilhar seus conhecimentos, padronizar o entendimento sobre a visão estratégica, aumentando assim a sua competitividade. Ao desenvolver uma pesquisa de campo sobre a utilização de portais corporativos como ferramenta de apoio a Gestão do Conhecimento em uma instituição financeira e consultorias de TI, pretende-se identificar a relevância da Gestão do Conhecimento e do portal corporativo como ferramenta de apoio para essas empresas e se é possível detectar eventuais ganhos ou prejuízos pelo foco ou ausência de foco na Gestão do Conhecimento. O corpo deste trabalho deverá permitir ao leitor visualizar quais os benefícios que se apresentam quando há investimento, dentro do ambiente organizacional, na utilização dos portais corporativos como ferramenta de apoio a Gestão do Conhecimento, e sua conclusão pode levá-lo a ciência de que a sua utilização pode ser fundamental no compartilhamento do conhecimento dos profissionais da Tecnologia da Informação.